Planner ou agenda? Descubra a melhor opção para você!

Ambos são úteis para a organização diária, mas apresentam ferramentas diferentes

O planner conta com algumas estratégias de organização diárias, semanais, mensais e até anuais
O planner conta com algumas estratégias de organização diárias, semanais, mensais e até anuais - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 22/12/2021 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ano novo, vida nova! Mas como? É comum que planejemos várias metas para o ano seguinte, no entanto, nem sempre conseguimos cumpri-las — o que pode ser bastante frustrante. Acontece que com a correria do dia a dia precisamos de algumas estratégias para lembrar desses planos e conseguir colocá-los em prática, como o planejamento. 

Para isso, as agendas se tornaram populares há muitos anos e passaram a fazer parte da vida das pessoas, sendo um espaço para anotar compromissos e contatos. Mas tem horas que precisamos de algo a mais, né? E assim surgiram os planners! Nele, além de encontrar as mesmas utilidades da agenda, há espaço também para organizar seus sonhos, metas, objetivos, gastos e viagens. Qual será o melhor para você?

Agendas x Planners

Com a agenda você tem visão de dois dias da sua semana — ou até três, dependendo do modelo — dificultando o olhar panorâmico da sua semana. Enquanto no planner, é possível visualizar os sete dias, proporcionando um melhor planejamento e visão dos seus compromissos. Se precisar desmarcar ou confirmar algo, por exemplo, não é preciso folhear várias páginas, pois todos os dias estão ali. Mais fácil, né?! 

Ferramentas de organização

Nas agendas costumamos encontrar espaços para lista de contatos, endereços e calendários. Já nos planners, as ferramentas são mais aprofundadas, com espaços para registrar consultas médicas, hábitos diários, ciclo menstrual, controle financeiro, senhas de acessos e até mesmo viagens. Ou seja, é uma boa opção para quem tem muito conteúdo para organizar.

A roda da vida

Um dos principais sucessos do planner é, sem dúvidas, a roda da vida, uma ferramenta utilizada por coachings e que não está presente nas agendas. A ideia é medir sua satisfação em diversas áreas da vida. Para isso, o círculo é dividido em quatro partes, sendo elas: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. A cada 6 meses, você deve mergulhar nessa reflexão e atribuir uma nota de 0 a 10 para cada segmento, pensando o que pode ser feito para melhorar, o que já aconteceu e analisando sua vida como um todo. Esse exercício resultará em alguns questionamentos, como: para onde quero ir? O que me impede de chegar lá? Então, caso você goste dessa parte de análise da vida, vale pensar em ter um planner para chamar de seu! 

Eu preciso mesmo de tudo isso? 

Agora que já conhecemos melhor o que é o planner e o que é a agenda, vale pensar no que você precisa para organizar seu dia a dia. Se desejar mais organização e tiver um volume grande de dados e informações, o planner te atenderá melhor. Mas, se suas anotações são mais práticas e objetivas, a agenda pode ser uma boa escolha! 

Fonte: Memorie Papelaria.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.