Ouvir os outros é essencial: veja alguns passos para exercitar!

O primeiro passo para ouvir mais é querer, a partir disso, é necessário estar realmente disposto a compreender e acompanhar os pensamentos do outro

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 14:26
Atualizado às 18:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O primeiro passo para ouvir mais é querer. “Toda mudança exige previamente um entendimento da necessidade e dos benefícios da mudança de apenas escutar para ouvir, de locutor a espectador, caso contrário ela não irá se manter por muito tempo”, reforça a psicoterapeuta Paula Caputo.

mão no ouvido ouvir

FOTO: Shutterstock

A partir disso, é necessário estar realmente disposto a compreender e acompanhar os pensamentos do outro. De acordo com a filósofa clínica Monica Aiub, é importante silenciar seus pensamentos e tentar escutar, de fato, o que o outro diz. “Significa, também, perguntar, sempre que necessário, o que o outro quis dizer, para certificar-se de estarem ambos, falante e ouvinte, referindo-se aos mesmos elementos”. E o mais importante: “toda manutenção de hábitos requer prática, manutenção e controle de atividades”, como sugere a psicoterapeuta. Talvez você não consiga ouvir realmente na(s) primeira(s) vez(es), mas insista. “Ouvir é um gesto de carinho”, lembra Paula.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi Edição: Angelo Matilha Cherubini