ESTILO DE VIDA

Mel é versátil e fornece energia ao corpo

O mel é bastante versátil, podendo fazer parte da composição de sobremesas, pratos quentes e saladas. Além disso, ele protege a saúde.

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 19:08
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Engana-se quem pensa que o mel serve somente para adoçar salada de frutas. O alimento vindo das abelhas é um ótimo tempero para compor molhos para saladas de verduras e legumes, dando um toque ímpar ao prato. “Ele é um alimento de fácil digestão, é assimilado diretamente, constituindo uma fonte de energia”, afirma o apiculturista Radamés Zovaro. E aí, vai deixar de provar?

O mel é um ingrediente versátil que enriquece o cardápio diário

FOTO: iStock e Getty Images

Propriedades do mel

“Esse alimento contém em proporções equilibradas vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, além de substâncias bactericidas e aromáticas”, destaca Zovaro. Tais propriedades são importantes para o equilíbrio do processo biológico do organismo.

SAIBA MAIS:

Para adoçar a vida: conheça os tipos de açúcar

Descubra as versões mais comuns de adoçantes

Sobremesa liberada: pode comer sem medo de engordar

A grande fama do ingrediente é sua ação bactericida, devido aos flavonoides, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que bloqueiam as enzimas envolvidas na multiplicação dos germes no organismo. Em especial, o mel inibe a bactéria Staphylococcus aureus, uma das causadoras da tosse.

Estimular a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e ajudar a metabolizar o estrogênio, um hormônio feminino, também estão na lista de benefícios do produto. O importante é comprar o produto totalmente cristalizado, pois essa característica é sinal de qualidade, já que o mel puro cristaliza facilmente.

Texto Amanda Dias/Colaboradora

Consultoria Radamés Zovaro, apiculturista