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Manteiga: confira alguns prós e contras de inclui-la no cardápio!

Combinação perfeita com pães e torradas, a manteiga possui alguns benefícios e desvantagens para a saúde. Confira quais são!

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Foto Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/11/2016 às 13:42
Atualizado às 12:40

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Quem resiste aquele pão fresquinho com manteiga? Pois é, fica difícil. Porém, com moderação não tem problema nenhum em consumi-la, até mesmo porque ela possui vantagens e desvantagens como  muitos alimentos e no final o que define os benefícios é a forma e a quantidade de consumo. Confira prós e contras de incluir a manteiga no cardápio!

pão com manteiga

Foto Istock.com/Getty images

Prós

  • É uma excelente fonte de vitamina A;
  • 100g de manteiga contém 16% de vitamina E, o que representa 3 vezes mais do que as natas;
  • Ela é saborosa e de fácil digestão;
  • Sua gordura de origem animal digere melhor, superando os óleos vegetais;
  • As gorduras trans naturais presentes, não aumentam o colesterol no sangue da mesma forma que as gorduras trans introduzidas na margarina;
  • É uma boa fonte de vitamina D, que ajuda absorver o cálcio;
  • As mais amareladas são as mais ricas em caroteno e vitamina A.

Contras

  • Num estudo realizado na Universidade de Milão conclui-se que a manteiga é o alimento que mais aumenta o risco de cataratas, quando consumida habitualmente;
  • Favorece a arteriosclerose e as doenças coronárias;
  • 100g de manteiga com sal contêm 219mg de colesterol, tendo em conta que a ingestão máxima recomendada é de 300mg por dia;
  • 100g de manteiga apresentam apenas 7% das DDR (dose diária recomendada) de vitamina B12.

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