Você sabia que a Black Friday já é comemorada no Brasil há 5 anos? Para quem não lembra, as primeiras edições foram marcadas principalmente pelas reclamações de milhares de consumidores insatisfeitos, chegando a bater recordes, devido às falsas promoções e falta de estoque.
Porém, em 2015, o número de reivindicações caiu para 4.400, como consequência da melhor preparação dos varejistas e também dos compradores.
Em 2013 foram apontadas 8500 reclamações, enquanto que, em 2014, um total de 12000. Assim, é possível observar que, no último ano, houve uma redução significativa no número de processos. O levantamento dos dados foi elaborado pelo site Reclame AQUI, o qual reuniu em uma lista com diversas empresas, as 10 mais reclamadas pelos consumidores durante o período da Black Friday. Veja a tabela completa aqui.
No topo do quadro está a entidade KaBum!, com 688 reclamações e, em segundo lugar desponta a loja virtual Americanas.com, com 431 queixas, seguida da Submarino, com 376. O que surpreende em muitos casos é que algumas empresas citadas são classificadas como de boa reputação, demonstrando uma contradição por parte dos próprios compradores.
Confira abaixo o ranking das empresas que receberam mais reclamações em 2015:
Dentre os motivos que mais levaram os consumidores a criticarem as organizações estão: a propaganda enganosa, com 36,2% das queixas, problemas na hora de finalizar a compra, somando cerca de 9%, e, em terceiro lugar está a divergência de valores, com 7,1%.
Dados e pesquisas como essas ajudam o consumidor a ficar de olhos bem abertos na hora de adquirir qualquer produto durante a Black Friday. Por isso, preste bastante atenção e compre apenas em locais de confiança, com boas recomendações.
LEIA TAMBÉM
- 5 dicas para não se deixar enganar na Black Friday
- Vem descobrir como é a Black Friday de cada signo!
- Cartão de crédito: 6 dicas para quitar sua dívida e sair do vermelho