ESTILO DE VIDA

Guia da berinjela: dicas para arrasar nas escolhas!

Todos os benefícios da berinjela dependem também de um fator importante: o cuidado no momento de escolher e preparar. Confira dicas!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 20:08
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todos os benefícios da berinjela dependem também de um fator importante: o cuidado no momento de escolher o legume que estiver em melhores condições, sem falar na melhor forma de preparo. Para isso, algumas dicas básicas não podem ser descartadas! Siga os passos a seguir para saber como agradar sua saúde e seu paladar.

várias berinjelas

Foto iStock.com/Getty Images

Como escolher?

A melhor berinjela precisa estar firme e com a casca bem brilhante. Sabia que as berinjelas colhidas antes do tempo murcham mais rápido e as que passam do ponto de serem retiradas do pé ficam opacas, com um gosto amargo, por causa do desenvolvimento de suas sementes? “Para ser de boa qualidade, o legume deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. Fuja das berinjelas opacas e amolecidas, que costumam estar velhas e ter perdido um pouco suas propriedades”, orienta a nutricionista Luana Vasconcelos.

Como armazenar?

Para lavar, deixe-as de molho em 1 litro de água potável com 1 colher (sopa) de água sanitária por 30 minutos. Depois, é só enxaguar com bastante água corrente. Não tire o ‘cabinho’ do vegetal, pois ele preserva a água do alimento e impede posteriores contaminações por micro-organismos. Fora da geladeira, a berinjela não irá durar muito: bastam, no máximo, dois dias para que ela comece a murchar. Porém, se guardada na geladeira, o prazo para consumo se estende para até duas semanas depois do seu resfriamento. Para isso, coloque-a dentro de um saquinho plástico com pequenos furos feitos com um garfo.

Saiba mais:

Batata-doce: dicas para arrasar na escolha!

Você sabe limpar alimentos? Aprenda higienizar frutas e legumes!

Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta? 

Melhor forma de consumir

As maneiras mais saudáveis de consumo são aquelas que não levam óleo: cozida, assada e grelhada são opções saudáveis e bastante saborosas.

Consultoria Luana Vasconcelos, nutricionista