Connect with us

O que você está procurando?

Cada 100g da hortaliça contém 75g de cálcio e, quem tem intolerância ou alergia a lactose, pode incluir a couve no cardápio e aproveitar os benefícios.
- Foto Shutterstock.com

Couve é uma boa fonte de cálcio e pode substituir o leite

Cada 100g da hortaliça contém 75g de cálcio e, quem tem intolerância ou alergia a lactose, pode incluir a couve no cardápio e aproveitar os benefícios.

Além de ser rica em vitaminas, a couve se destaca pela sua alta concentração de cálcio. A verdura é tão abundante nesse mineral que poderia facilmente substituir o leite no cardápio diário, tornando-se, assim, uma opção para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. “Estudos têm comprovado que a couve pode ser utilizada como fonte complementar e alternativa ao cálcio dietético. Para isso, basta fazer os sucos com concentrações de couve suficiente para alcançar a quantidade diária recomendada”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

suco de couve

Foto Shutterstock.com

É uma boa troca?

Quando se fala em restrição a laticínios, sim, a couve e outras verduras verde-escuras são boas alternativas na busca pela suplementação de cálcio. Ela pode ser consumida crua, refogada ou até mesmo em forma de suco, mantendo as suas propriedades benéficas. “Pesquisas demonstraram que o cálcio da couve, da couve chinesa, do brócolis e de outras verduras tem taxa de absorção igual ou maior que a do leite”, salienta Paula. Só é preciso ficar atento às combinações. Evite consumir fontes de cálcio junto com alimentos ricos em oxalato, como beterraba, espinafre e leguminosas (grão-de-bico e feijões), já que eles acabam inibindo a absorção do mineral pelo organismo.

Saiba mais:

Suco de caixinha ou natural? Nutricionista tira as suas dúvidas

O que faz os alimentos verdes serem tão poderosos? 

Dupla perfeita: conheça os alimentos que são melhores juntos!

Cálcio + magnésio

Para que o cálcio seja bem aproveitado pelo organismo, é necessário haver uma maior ingestão de magnésio. E, neste caso, a couve sai na frente, já que ela também é rica neste mineral. “A couve tem boa quantidade de magnésio e cálcio. Juntos, eles atuam na melhora do sono e auxiliam na perda de peso. Quando associados à vitamina D, também contribuem para a saúde dos ossos”, afirma a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

 

Consultoria Andréia Gomes Martins João, nutricionista; Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista

 

Advertisement

Estilo de vida

À medida que o ser humano envelhece, aumentam as chances de desenvolver osteoporose. Além do avanço da idade e má alimentação existem outras causas.

Estilo de vida

Os ovos só trazem benefícios para a saúde. A única restrição são pessoas que apresentam casos de colesterol alto na família e para alérgicos.

Estilo de vida

Saber lidar com elementos de distração é fundamental para melhorar a produtividade na sua rotina. Veja como trabalhar a concentração

Estilo de vida

A depressão pode atingir qualquer pessoa, inclusive as personalidades. Conheça os casos de famosos que venceram a doença e se tornaram referência na superação.

Estilo de vida

O mercado de trabalho ainda valoriza a quantidade em vez da qualidade. Mas encontrar um meio-termo e aliar a produtividade à criatividade é possível

Estilo de vida

Confira 5 passos para emagrecer sem sofrimento e de forma saudável! O segredo está na mudança de hábitos e na reeducação alimentar

Estilo de vida

A berinjela pode ser consumida de duas formas que apresentam inúmeros benefícios à saúde: farinha e água! Descubra as vantagens!

Estilo de vida

Os triglicérides são essenciais para o organismo, desde que estejam em níveis aceitáveis. Portanto, controlá-los é indicado para manter a saúde em dia