ESTILO DE VIDA

É intolerante à lactose? Veja como fazer leite vegetal em casa!

Muitas pessoas apresentam intolerância à lactose, uma substância encontrada no leite. Por isso, aprender receitas de leite vegetal é essencial.

None
FOTO: Shutterstock Image

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 19:27
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O leite de origem animal possui uma substância chamada lactose, que é um tipo de açúcar não digerido ou de difícil digestão por alguns organismos. Como consequência, a lactose chega ao intestino grosso de forma inalterada, provocando alguns sintomas como diarreia, náusea, vômitos, dores abdominais, inchaço e cólicas.

Quando se torna necessário excluir o leite animal e seus derivados do cardápio, surge a dificuldade para fazer as substituições. Já existem vários produtos que cumprem a mesma função em mercados e outros estabelecimentos, mas nem sempre o valor cobrado cabe no nosso bolso, não é mesmo?

Para ajudar nessa missão, confira duas receitas de leite vegetal que são muito fáceis de fazer, livres de lactose, gordura e de aditivos químicos.

SAIBA MAIS:

Confira receitas sem glúten e sem lactose para incluir na dieta

Intolerância à lactose pode causar sintomas graves

Aprenda a preparar um bolo de banana sem glúten e sem lactose

Leite de amêndoas

É rico em ômega-3, ácido graxo que melhora a memória e a concentração, reduz o colesterol e ajuda a diminuir o acúmulo de gordura abdominal. Possui sabor suave e pode ser usado em receitas ou bebido ao longo do dia.

Leite de amêndoas é livre de lactose

FOTO: Shutterstock Image

Deixe 1 xícara (chá) de amêndoas de molho em um recipiente com água e cubra com um pano. No dia seguinte, escorra e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione 4 xícaras (800ml) de água e bata bem. Coloque um pano fino em uma peneira e coe a mistura: deixe escorrer o máximo possível e, depois, esprema bem. Armazene o leite em pote fechado na geladeira. O que sobrou das amêndoas pode ser utilizado em receitas.

Leite de arroz

Com sabor suave, é um dos leites mais usados em preparações como bolos e pães. Também pode ser tomado no dia a dia junto com mel!

Leite de arroz é ideal para substituir o leite de vaca

FOTO: Shutterstock Image

Em uma panela, coloque 2 litros e meio de água, 2 xícaras (chá) de arroz branco sem lavar, uma pitada de sal e leve ao fogo por 15 minutos. Desligue, espere amornar e bata no liquidificador rapidamente, apenas para quebrar os grãos. Escorra em um pano fino e limpo, dentro de um recipiente, para aproveitar apenas o líquido.

Texto Paula Santana e Jaqueline Lopes
Consultoria Giovana Morbi, nutricionista clínica e ortomolecular; Luciana Carneiro, nutróloga