Connect with us

O que você está procurando?

Muitos produtos disponíveis no mercado levam o selo “livre de gorduras trans”. Mas afinal, o que significa? Por que é tão importante evitar seu consumo?
- Foto: iStock.com/Getty Images

Gordura trans: você sabe o significado desse termo?

Muitos produtos disponíveis no mercado levam o selo “livre de gorduras trans”. Mas afinal, o que significa? Por que é tão importante evitar seu consumo?

A tão falada gordura trans começou a ser utilizada sem discriminação no mercado desde a década de 50. Virou polêmica após descobertas científicas, realizadas nos anos 80, terem apontado seus malefícios para a saúde.

“As gorduras trans são produzidas em um processo industrial que transforma óleos de origem vegetal em gordura semissólida para uso em margarinas, processamento e preparo industrial de alimentos. Isso é feito através de um processo chamado hidrogenação da gordura. Assim, óleos parcialmente hidrogenados originam gorduras trans”, explica o nutrólogo Edson Credidio.

 

gordura-trans

Foto: iStock.com/Getty Images

Todos os produtos industrializados do país são obrigados a mostrar em separado o conteúdo de gordura trans que concentram. Isso porque, em questão de nutrição, o consumo desse composto traz riscos à saúde: aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, diminui as concentrações do bom (HDL) e ainda eleva o triglicérides (óleos no sangue), colocando o coração em perigo.

Atenção para o consumo!

“Produtos que apresentam gorduras trans são as frituras”, esclarece Edson. Salgadinhos, bolachas, pipocas de micro-ondas, sanduíches de fast food, sorvetes, pizzas, entre outros podem conter gorduras trans, dependendo da maneira com que são preparados.

Graças a um método da engenharia de alimentos que se chama “intertransesterificação”, é possível eliminar toda gordura trans dos alimentos. Portanto, a dica é continuar observando os rótulos dos produtos e identificar o selo da inspeção federal que indica sua ausência.

 

margarina

Foto: Shutterstock Images

 

Com relação à utilização do óleo em casa, aqueça de maneira a evitar a produção de fumaça e procure não reutilizá-lo. “Opte pelas gorduras vegetais que são mais insaturadas e utilize óleos e gorduras com moderação, uma vez que apresentam 9 calorias por grama do alimento”, aconselha o nutrólogo.

 

Saiba mais:

O que a chia tem? Saiba os benefícios dessa poderosa semente!

Gordura pode não ser vilã do emagrecimento

Dicas de ouro para comer bem

 

Consultoria Edson Credidio, nutrólogo

Advertisement

Estilo de vida

Na vida real o espinafre não é muito diferente do que vemos no desenho do Popeye, ele realmente é uma fonte de força e energia.

Estilo de vida

Durante uma crise de ansiedade, o corpo inteiro reage, deixando o indivíduo em constante estado de alerta. Conheça os reflexos mais comuns do corpo.

Estilo de vida

Conheça 4 livros que abordam diversos transtornos mentais de uma maneira diferente

Estilo de vida

Fazendo as combinações certas entre alguns alimentos, o poder deles de beneficiar a saúde só tende a aumentar, além de garantir uma nutrição adequada

Estilo de vida

O consumo habitual de café com cafeína pode aumentar as possibilidades de sobreviver ao câncer de intestino!

Estilo de vida

Alguns transtornos possuem algumas características um tanto quanto incomuns. Conheça alguns deles – e suas peculiaridades – aqui

Estilo de vida

Não precisa abolir de vez o sal e o açúcar da alimentação! Saiba a quantia certa de consumo desses ingredientes para evitar o inchaço e o aumento de peso.

Estilo de vida

A alergia é uma defesa do organismo para corpos estranhos. A boa notícia é que ela pode ser evitada com uma dieta saudável e sem restrições.