Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Obesidade, infarto, diabetes e acidente vascular cerebral (AVC) são alguns tipos de doenças metabólicas, que vêm aumentando cada vez mais ao longo dos anos
- Males como a hipertensão têm crescido no mundo todo por conta do estilo de vida atual adotado pela população. FOTO: Shutterstock Images

Doenças metabólicas: entenda o que são e quais as formas de tratamento

Obesidade, infarto, diabetes e acidente vascular cerebral (AVC) são alguns tipos de doenças metabólicas, que vêm aumentando cada vez mais ao longo dos anos

[PAGE TITLE]

Os especialistas recomendam check-ups e consultas a cada seis meses. O objetivo destas visitas periódicas é manter os indicadores do corpo controlados para uma vida mais saudável, pois a incidência de doenças metabólicas tem aumentado gradativamente. Para se ter uma ideia, o endocrinologista Luiz Akira Hata conta que até 2020 a obesidade será a maior causa de doenças no mundo. “A cirrose por gordura alimentar encabeçará a lista, ultrapassando o álcool como causador, o que mostra uma mudança muito brusca no comportamento das pessoas”, observa.

Recentemente, um estudo publicado pela revista científica Lancet mostrou que 30 milhões de pessoas estão obesas. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e que o número de adultos obesos seja superior a 700 milhões. Os números colocam o Brasil entre os países com maior índice de pessoas acima do peso: estima-se que 50% da população esteja obesa.

Elas estão avançando

Para Hata, uma combinação de fatores trazidos pela modernidade está fazendo os indivíduos ficarem mais sedentários e mantendo uma alimentação desregrada, o que tem aumentado a incidência diversos problemas de saúde, dentre os quais se destacam as doenças metabólicas, que estão ligadas a um estilo de vida menos saudável. O diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, problemas no fígado, infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são os principais – e mais frequentes – tipos de doenças metabólicas. Além disso, também há a diminuição de hormônio masculino no homem e aumento deste na mulher, fator que causa infertilidade das pessoas de ambos os sexos.

O tratamento para essas doenças pode ser dividido em duas etapas. As medidas de circunferência abdominal que oferecem riscos de doenças metabólicas são de 90cm para homens e de 85cm para mulheres. “Antes de chegar à condição na qual é necessário o uso de remédios ou a realização de alguma cirurgia, o paciente tem a opção de levar um estilo de vida mais saudável, com alimentação regrada e muita atividade física”, recomenda Hata. Após isso, o paciente recebe a indicação de medicamentos, que podem ser inibidores de apetite, de ansiedade, metabólicos ou bloqueadores de absorção de gordura pelo intestino.

Hata explica que, para alguns casos, os especialistas recomendam a técnica cirúrgica, que tem a finalidade de reduzir o peso corpóreo e acúmulo de gordura abdominal para que o indivíduo tenha melhora no quadro clínico. “A principal diferença está na indicação da cirurgia, que varia de pessoa para pessoa, e principalmente nos resultados desejados”, observa.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luiz Akira Hata, endocrinologista do Hospital Assunção

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

As causas dos tremores podem ser a repetição de alguns hábitos, como a ingestão de medicamentos, bebidas estimulantes e até mesmo, muito tempo sem comer

Estilo de vida

Ela pode ser definida como uma doença grave e complexa. Embora suas causas ainda não são totalmente conhecidas, veja o que é esquizofrenia e como tratá-la!

Estilo de vida

Várias dúvidas sobre o Alzheimer ainda precisam ser esclarecidas. Por isso, você confere uma entrevista com uma especialista no assunto!

Estilo de vida

Frutas para diabetes? Isso mesmo! Existem muitos alimentos que podem ser incluídos na dieta de um diabético: o limão e o coco são exemplos disso!

Estilo de vida

Famoso por acabar com a prisão de ventre e aliviar a dor no estômago, o leite de magnésia também é ótimo para curar aftas e tonificar os músculos

Estilo de vida

A doença tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e é motivo de preocupação. Saiba como ela pode ser combatida com o auxílio dos medicamentos!

Estilo de vida

Eles ajudam o metabolismo a funcionar melhor e aumentam nossa imunidade. Saiba tudo o que os alimentos reguladores fazem e descubra quais são eles!

Estilo de vida

Quem deseja ganhar qualidade de vida deve apostar em 10 minutos de caminhada por dia. A medida diminui o risco de doenças do coração e controla o peso!