Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como se refrescar no calor de maneira saudável
Saiba como se refrescar no calor de maneira saudável - Shutterstock

Estilo de Vida

Dicas para se refrescar no calor excessivo sem prejudicar a saúde

Aparelhos como o ar-condicionado e o ventilador podem salvar no calor excessivo, mas é preciso saber se refrescar da forma correta

Se o calor geralmente já dá aquela vontade de se refrescar com um ventilador ou ar-condicionado, imagina esse clima excessivo que tem feito recentemente! Com as ondas de calor aparecendo com muito mais frequência, é preciso usar diversas técnicas para tornar o ambiente mais tolerável. Porém, dependendo que como isso for feito, pode afetar a sua saúde, sabia?

Pois é! O ar-condicionado, por exemplo, pode ressecar o ar, o que não é nada bom para o sistema respiratório. Assim, é essencial saber regular esse tipo de aparelho da forma adequada.

Para ajudar com isso, o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama dá algumas dicas para se refrescar no calor excessivo de maneira segura para a saúde. Confira:

Use o ar-condicionado corretamente

Como mencionado, o ar-condicionado pode fazer muito mal para o aparelho respiratório. Para usá-lo adequadamente, é necessário tomar alguns cuidados.

Para começar, evite deixá-lo em uma temperatura muito baixa, pois isso pode até causar um choque térmico. O ideal, para Cícero, é regular o aparelho em torno de 22°C. O médico também indica abrir um pouco as janelas durante o uso, para evitar o ressecamento do ar e diminuir as chances de proliferação de fungos e bactérias.

A limpeza do aparelho em casa também é crucial. Os dutos devem ser limpos uma vez por mês com água e sabão. Lembre-se, porém, de que isso vale apenas para o ar-condicionado de casa, já que o do carro só pode ser limpo por profissionais.

Prefira o ventilador

Outro aparelho muito usado para se refrescar no calor é o ventilador, que por si só já é bem mais saudável que o ar-condicionado. Isso porque, segundo o especialista, ele não provoca mudanças bruscas de temperatura tão nocivas ao corpo. Mesmo assim, algumas medidas são essenciais.

Uma das principais é evitar deixar o vento indo diretamente em uma pessoa. É melhor que ele fique voltado para a parede, apenas ajudando na circulação do ar.

Ademais, a limpeza do ventilador também é importante. Contudo, nesse caso, não apenas o aparelho deve estar livre de sujeiras, como o ambiente também. Senão, o vento vai movimentar toda a poeira do local, podendo provocar crises alérgicas e outros problemas.

Saiba usar o umidificador de ar

O umidificador pode ser um aliado e tanto para amenizar o clima seco e as altas temperaturas. Nesse caso, o fundamental é evitar deixar o aparelho em uso por muito tempo, pois ambientes úmidos demais favorecem o aparecimento de fungos.

“Em climas mais brandos, o umidificador pode ficar de 2 a 3 horas ligado. Vale lembrar que a umidade permanece depois que se desliga o aparelho, basta fechar o lugar”, complementa Cícero. E não se esqueça de realizar a limpeza do umidificador!

Hidrate-se

Mesmo que todos esses aparelhos possam amenizar a sensação de calor, isso não substitui uma boa hidratação. Beber bastante água vai ajudar até a evitar o ressecamento do sistema respiratório, especialmente das narinas, causado pelo ar-condicionado. Aliás, lavar o nariz com soro também auxilia nesse sentido.  

E a bacia com água?

Por fim, o médico explica se o truque de colocar uma bacia com água no cômodo, hábito de muitas famílias, realmente funciona. De acordo com ele, a superfície desse objeto é muito pequena para conseguir realmente umidificar o ar. Em vez disso, você pode usar uma toalha molhada na cabeceira da cama.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Nessa época do ano, é muito comum ver pessoas reclamando de sintomas da gripe, então é importante fortalecer a imunidade

Pets

Adestrador explica a forma correta de educar o gato filhote para garantir o desenvolvimento saudável e feliz do animal

Beleza

Conheça os principais modelos de pó compacto e entenda a diferença entre cada um deles