Beber água durante as refeições atrapalha a digestão?
MITO. A água aumenta a sensação de saciedade segundo o nutrólogo Fernando Bacalhau. “Apesar de conferir uma leve sensação de plenitude e estufamento, ela faz com que diminua a ingestão de gorduras e calorias”, explica. Mas fique atenta! Para a água não atrapalhar a digestão dos alimentos, não ultrapasse a quantidade de 1 copo (200ml).
Tomar o líquido e praticar exercícios faz mal?
MITO. Muito pelo contrário, uma boa hidratação antes, durante e depois das atividades ajuda a otimizar os treinos, melhora a resistência física e evita lesões. A falta dela pode causar fadiga precoce.
Água com gás prejudica a saúde?
DEPENDE. Por ser uma bebida ácida, seu consumo em excesso faz mal ao estômago. O gás presente não facilita na hora de eliminar as gordurinhas acumuladas no abdômen. Alguns produtos ainda possuem a composição bem parecida à dos refrigerantes: ricas em conservantes e corantes.

Foto: iStock.com/Getty Images
Quem sofre de inchaço deve beber menos água?
MITO. Com a ingestão correta, a filtragem do sangue ocorre mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema. “Quem sofre de inchaço crônico tem acúmulo de toxinas e não puramente de água”, esclarece Fernando Bacalhau.
Água faz bem para a pele?
VERDADE. Ela ajuda o organismo a eliminar as impurezas pela urina ou suor, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea, melhorando o aspecto da pele e evitando a aparição de celulites e estrias.
Faz mal quando ingerida em excesso?
VERDADE. Um rim saudável tem capacidade de filtrar 800 a 1000ml de água por hora. O excesso pode causar hiponatremia (concentração insuficiente de sódio no sangue) e levar à sérias complicações.
É preciso esperar sentir sede para beber água?
MITO. Essa sensação é uma das formas de controle de ingestão do líquido pelo organismo, porém, quando sentimos sede é sinal de que já estamos em processo de desidratação. Por isso, não espere!
Uma boa hidratação contribui para o funcionamento do intestino?
VERDADE. Segundo o nutrólogo André Veinert, 75% do volume total das fezes é composto por água. Portanto, ingeri-la é fundamental para evitar a prisão de ventre.
Tomar muita água dilata o estômago?
VERDADE. Mas isso só ocorre se você beber durante as refeições. Por isso, a recomendação é ingerir pelo menos 2 litros distribuídos ao longo do dia.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme; Cinthia Julião, nutricionista do restaurante Mixirica; Fernando Bacalhau, nutrólogo de São Paulo; Marcia Loureiro, nutricionista clínica com foco em reeducação alimentar da Life Clínica, de Campinas (SP)
LEIA TAMBÉM
- Os melhores ingredientes para incluir na água aromatizada durante a dieta!
- 7 alimentos que contribuem para a queima de gordura
- 8 dicas simples para conquistar uma barriga chapada