Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O ar-condicionado tem suas desvantagens; descubra alternativas
O ar-condicionado tem suas desvantagens; descubra alternativas - Shutterstock

Casa & Decor

Verão: 5 truques para uma casa mais fresca sem ar-condicionado

Para quem não tem ou não quer abusar do ar-condicionado, é possível arejar o ambiente de algumas outras formas no verão

O calor neste verão não está para brincadeira, prometendo recordes de temperatura no país. Com isso, muitos brasileiros têm buscado alternativas para manter sua casa mais fresca na estação, a principal delas o ar-condicionado.

Contudo, essa opção tem as suas desvantagens. O aparelho de ar-condicionado gasta uma grande quantidade de energia elétrica e o seu frio artificial pode gerar algum desconforto ou até sintomas como coriza, congestão nasal e tosse, se usado por muito tempo.

A primeira dica, nesse sentido, é que o ventilador é uma escolha mais interessante, já que necessita de menos energia e seu ar é menos artificial. Mesmo assim, dormir com ele ligado, por exemplo, não é recomendado, pois seu uso prolongado pode ressecar o ar.

O melhor mesmo é usar alguns outros truques bem simples e que conseguem manter a casa mais fresca e arejada sem a necessidade desses aparelhos no verão. A seguir, Lorena Santos, arquiteta do Grupo A.Yoshii, sugere algumas dicas para isso:

Use cores claras e tecidos naturais na decoração

Os tons claros transmitem uma sensação de leveza e frescor, sendo ideais para a decoração no verão. Cores como branco, off white, bege e tons pastéis são algumas opções. “Paredes e cortinas claras refletem mais luz do que absorvem. Por si só, não refrescam o ambiente, porém evitam que ele esquente e transmita aquela sensação sufocante”, explica a arquiteta.

Os tecidos naturais, como algodão, sarja e linho, também são recomendados, sendo mais agradáveis ao toque e muito mais frescos e aconchegantes que os tecidos sintéticos. “Uma ideia é substituir ou retirar os tapetes do ambiente. Sugiro priorizar o uso de tapetes menores e de tecidos como o sisal e outras tramas naturais”, comenta Lorena.

Tenha plantas em casa

Além de lindas, as plantas ainda trazem um maior frescor para o lar. “Mesmo em espaços pequenos, é possível garantir maior frescor. Elas contribuem no aumento da umidade e, consequentemente, na purificação do ar, sendo boas alternativas aos ventiladores e umidificadores eletrônicos”, ressalta Lorena.

Segundo a profissional, essas plantas podem estar espalhadas pelos cômodos ou mesmo concentradas em uma “área verde” — o efeito ocorrerá de qualquer forma.

No caso de um espaço específico para elas perto da janela, Lorena recomenda priorizar plantas que gostam de luz, como orquídeas, fícus, ráfias, espadas-de-São-Jorge, filodendros, lírios da paz, samambaias e dracenas.

Crie passagens de ar

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas abrir as janelas no verão é essencial. “Essa ação é muito bem-vinda para trazer frescor, especialmente durante o dia, evitando o abafamento. Abrir as principais esquadrias ajuda a afastar o ar quente”, diz a arquiteta.

Abrir as portas certas para proporcionar ventilação cruzada é outra dica fácil e prática de Lorena. “Sugiro fechar as portas dos cômodos que têm menor trânsito de pessoas durante o dia. Isso vai impedir que o ar circule pelos ambientes que ninguém frequenta. Já à noite, a proposta é contrária: abra todos os cômodos para que o vento circule e deixe sua casa arejada”, explica.

Umedeça o lar

É possível umidificar o ar com recipientes com água fresca espalhados pelos ambientes da casa. Só não se esqueça de colocá-los em locais nos quais não haja perigo dos moradores tropeçarem, viu?

Ademais, para quem mora em regiões mais secas, os umidificadores e purificadores de ambiente em si se tornam necessários.

Utilize o carvão

Quando se pensa em carvão, geralmente palavras como “frescor” e “umidade” não vêm à mente. Todavia, ele consegue sim ajudar com isso, sabia?

Colocar uma pedra de carvão em alguns cômodos pode deixá-los mais frescos. Além disso, o carvão prolonga a vida útil das plantas.

“A dica é colocar um pedaço dele triturado no vaso com água. Suas flores e plantas vão durar mais tempo!”, diz a arquiteta.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Moda

Confira dicas para combinar a meia-calça colorida e aprenda a montar looks modernos e estilosos para o outono

Estilo de Vida

Quando se tem uma noite mal dormida, pode ser difícil vencer a sensação de peso e fadiga, mas essas táticas podem te ajudar

Saúde

A jornalista disse por meio das redes sociais estar com Paralisia de Bell; veja sintomas e como é o diagnóstico da condição