Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As arquitetas Carina e Ieda Korman esclarecem a diferença entre os aparelhos e explicam quando optar por cada um
Veja quando optar pelo ar-condicionado ou ventilador de teto - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Ar-condicionado ou ventilador de teto: qual melhor opção?

As arquitetas Carina e Ieda Korman esclarecem a diferença entre os aparelhos e explicam quando optar por cada um

Com a promessa de dias mais longos e ensolarados, o verão tropical é acompanhado pelo calor intenso que imediatamente nos remete às praias, piscinas, sombras e lazer para atenuar o termômetro elevado. Mas dentro de casa há sempre o dilema: ar-condicionado ou ventilador de teto? 

Segundo as arquitetas Carina e Ieda Korman, que juntas lideram o escritório Korman Arquitetos, esta é uma decisão que deve considerar fatores como o projeto de arquitetura, a eficiência energética dos modelos e a sustentabilidade.

Para a dupla, a decisão por um não implica em excluir o outro, pois ambos possuem finalidades distintas no décor de interiores. “O ideal é saber aquilo que o morador deseja para o espaço. É preciso compreender esses desejos, pois essa escolha influencia diretamente na funcionalidade e, principalmente, no bem-estar”, explicam.

Ventilação x Resfriamento

Inicialmente, é importante considerar as necessidades específicas de cada região. A região Norte, por exemplo, caracterizada pelas altas temperaturas e a umidade elevada, demanda o uso do ar-condicionado para assegurar a tranquilidade térmica nos ambientes internos, seja durante o dia ou à noite. Já na região Sudeste, onde o calor é intenso, especialmente no verão, o ar-condicionado é, frequentemente, o preferido, enquanto em estações mais amenas, ventiladores são respostas eficazes.

A arquiteta Ieda Korman descreve que a ventilação tem o propósito arejar os ambientes através da circulação de correntes de ar que garantem, além da renovação, a remoção de poluentes, vapores, odores e o excesso de umidade. “Em climas moderados, ele favorece para um ambiente mais saudável e gostoso. Para tanto, o ventilador de teto pode ser implementado para oferecer a movimentação adequada e mudança do ar”, diz.

Em contrapartida, Carina Korman esclarece que o resfriamento oferece uma resposta mais imediata ao calor, entregando frescor mesmo sob as mais intensas ondas de calor. “O ar-condicionado é uma das soluções mais comuns, pois a máquina refrigera o calor do ar interno, entregando uma ambiência favorável”.

Para fins de comparação, o resfriamento se concentra no controle de temperatura do ar, enquanto a ventilação se refere à qualidade e movimentação deste ar. As profissionais acreditam que ambos são fundamentais na concepção dos projetos de interiores, pois ensejam saúde. 

“Encontrar esse equilíbrio entre o ventilador e o ar-condicionado é primordial para um espaço onde a temperatura poderá ser gerenciada de maneira eficaz e a circulação de ar otimizada”, ressaltam Carina e Ieda.

Termalismo estético

Em muitos projetos arquitetônicos, a estética é o fator determinante e por isso, tanto um como o outro pedem uma abordagem cuidadosa para integrar as necessidades do gradiente de temperatura conforme com o estilo desejado.

Para as arquitetas Carina e Ieda Korman, quando o assunto é climatização, os ventiladores de teto apresentam mais combinações com o décor, enquanto a praticidade do ar-condicionado pode se sobrepor às considerações estéticas.

Ventiladores de teto

São frequentemente definidos pela capacidade de se tornarem elementos decorativos. “Disponíveis em uma ampla variedade de designs e cores, desde os mais clássicos até os contemporâneos e minimalistas, há sempre o ventilador de teto sempre perfeito para cada proposta”, ressalta Carina. 

A arquiteta ainda enfatiza que, apesar da associação errônea pela ideia de serem, barulhentos e espaçosos, o mercado inovou e agora trabalham com sistemas inovadores, silenciosos, de fácil instalação e adaptáveis.

As pás, luminárias e acabamentos são características personalizáveis, fazendo do ventilador de teto um complemento em qualquer proposta decorativa. Ademais, é ideal para quem sofre de alergias respiratórias e sente o desconforto com o ar-condicionado.

Os sistemas de ar-condicionado, embora essenciais para o bem-estar , muitas vezes apontam problemas estéticos. “Eles sempre estão fixados em alguma parede ou janela, interferindo no projeto da residência. E não há como fugir disso”, completa a arquiteta Ieda. 

Uma tendência em ascensão são unidades mais discretas, ocultas por dutos embutidos ou centralizados, mas a profissional alerta que é preciso verificar se há carga necessária para esse tipo de equipamento.

Eficiência energética

Antes de comprar o seu ar-condicionado ou ventilador de teto, Ieda diz que é preciso avaliar o consumo excessivo de energia elétrica, a eficiência da versão pretendida e a manutenção a longo prazo.

  • Ventiladores de teto são projetados para um consumo energético relativamente baixo. Outros benefícios dizem respeito ao valor mais acessível do equipamento, instalação, instalação e possíveis reparos;
  • Por outro lado, os sistemas de ar-condicionado têm consumo superior, especialmente em dias e locais mais quentes. A instalação, manutenção e limpeza requerem a ajuda de técnicos, e se realizadas regularmente, prolongam a vida útil do aparelho.

“Uma dica interessante é dar preferência à tecnologia Inverter, que economiza até 63% de energia quando comparado ao modelo convencional. Na sua composição, o artefato possui um compressor contínuo que evita os picos de luz ao ligar e desligar o aparelho, tem um menor tempo operacional para atingir a temperatura desejada e conta com menos ruídos da unidade interna e externa”, concluem.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Questões como tamanho, densidade e firmeza/maciez precisam ser pensadas na hora de escolher um bom colchão para a sua cama

Pets

Veterinária ensina truques e esclarece mitos sobre como fazer o cachorro aprender a fazer xixi no local adequado para isso

Beleza

Repletos de nutrientes, os hidrolatos oferecem hidratação profunda e uma sensação calmante para a pele

Beleza

O transplante capilar no couro cabeludo é bem conhecido, mas você sabia que ele também existe esse procedimento para a sobrancelha?