Registrar o que acontece no dia a dia dos pequenos é de extrema importância para as turminhas da creche, que precisam ser acompanhadas bem de perto. Mas quais informações anotar e como sistematizar esse registro? Veja como fazer isso de forma simples, completa e eficiente.
O diário do aluno
Para selecionar o que escrever na agendinha que as crianças levam para casa, é preciso pensar na função desse instrumento. A creche compartilha com as famílias a educação e o cuidado dos bebês e das crianças pequenas. Por isso, deve trocar informações diariamente com os pais, seja de forma escrita (no diário) ou oral, no momento em que eles deixam o filho na escola.
Se a criança não dormiu bem à noite ou teve um sono agitado, por exemplo, muito provavelmente seu dia será diferente no berçário: é possível que sinta sono ao longo do dia, que precise de mais colo ou mesmo de mais acolhimento. Essa é uma informação importante a ser passada às professoras. O mesmo acontece na creche: se em determinado dia a criança não aceitou bem a comida e mostrou-se mais quietinha do que o normal, essa informação precisa ser partilhada com a família para que a observação continue em casa.
O básico nas tabelas
A maior parte das escolas adota tabelas e outras formas práticas de anotação de informações básicas (como trocas de fraldas, sono, refeições, horário da última mamada, etc). Elas são bastante informativas e simplificam o trabalho do educador. Mas é preciso cuidado para que esse meio de comunicação não exija tanto de você ao longo da jornada que a deixe menos disponível às crianças para conseguir preencher essas tabelas. Prevalece o equilíbrio: por mais que os pais gostem de saber cada detalhe do que se passa com seus filhos na creche, o foco principal de atenção dos educadores deve ser os cuidados com os alunos.
Outros canais
Para debater assuntos menos específicos, como a proposta pedagógica da escola e as atividades e experiências desenvolvidas no dia a dia da creche, as reuniões de pais são boas oportunidades. Conversar abertamente sobre isso é fundamental para que eles sintam confiança na instituição e fiquem tranquilos, precisando de menos informações sobre o cotidiano do filho na escola. Outra opção é fazer, periodicamente, relatórios escritos, nos quais se apresentem as propostas de atividades do semestre, seus objetivos e o modo como o grupo e cada uma das crianças se relacionaram com elas.
Texto: Adriana Serrano/Colaboradora
Consultoria: Beatriz Ferraz, pedagoga
Revisão: Mariana Kohlrausch
SAIBA MAIS
Métodos para incentivar a escrita das crianças
Aprenda a motivar a percepção das crianças
Brincadeiras para crianças com dislexia