O desenvolvimento da identidade é socialmente construído e aprendido desde o nascimento, com base em relações sociais e culturais que se estabelecem ao longo da vida. E a escola tem um papel crucial na construção da identidade de cada criança, especialmente na Educação Infantil, quando os pequenos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificarem com o modelo de ser humano que lhes é apresentado.
Veja como fazer uma atividade simples para a primeira semana de aula que fará os alunos desenvolverem a identidade.

FOTO: Shutterstock Images
Mediação do educador
A criança necessita da mediação do outro para se desenvolver, o que torna o trabalho realizado pelo educador de extrema importância. Por meio desse processo, ocorre a estimulação para a longa caminhada da construção da identidade. Para tanto, é preciso que as aulas sejam frutos de ações muito bem planejadas, recheadas com projetos educativos de qualidade. Dessa forma, os alunos são colocados em situações com as quais aprendem a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando em sua formação.
Nessa perspectiva, sugerimos desenvolver um projeto com abordagens criativas a partir do nome das crianças. Isso porque a fixação do nome é fundamental na construção da identidade. Na Educação Infantil acontece o início desses trabalhos, já que os nomes são uma referência própria de cada aluno, além de ser significativo para eles.
Veja a atividade a seguir e tente aplicá-la na primeira semana de aula, a fim de descontrair o ambiente e proporcionar aos pequenos a fixação dos seus nomes e dos colegas de sala.
Atividade: identificando no grito
– Faixa etária: Educação Infantil
– Objetivos: desenvolver a construção da identidade e a oralidade
1. Explique para os alunos que todos deverão gritar o nome ao mesmo tempo.
2. Conte até três e a turma poderá gritar o nome.
3. Peça para as crianças fazerem isso três vezes e diga que não entendeu.
4. Depois da terceira vez, escolha um nome e diga “escutei algo como (cite apenas uma sílaba do nome de algum aluno)…”. Eles mesmos ajudarão a identificar o nome do colega.
5. Proponha perguntas para o aluno identificado como: “onde você mora?”, “você tem irmãos?”. Aproveite esse momento para fazer uma breve entrevista com ele.
6. Faça essa atividade até que todos se identifiquem ou a repita ao longo da primeira semana para apresentar cerca de cinco alunos por dia.
Texto: Larissa Rosseto/Colaboradora
Revisão: Mariana Kohlrausch
SAIBA MAIS
Dicas para professores: como registrar a rotina das crianças
Lancheira saudável: confira opções de lanches para as crianças
Aprenda a motivar a percepção das crianças