Connect with us

O que você está procurando?

Saiba o que levar em conta na hora de escolher o médico pediatra que vai cuidar do seu bebê durante a infância
- FOTO: PureStockX/DIOMEDIA

A escolha do pediatra: cuidados com o bebê

Saiba o que levar em conta na hora de escolher o médico pediatra que vai cuidar do seu bebê durante a infância

A palavra base da relação entre pais e pediatra é a confiança. Esta confiança é construída pouco a pouco, no tempo dedicado pelo profissional a cada paciente. Sem dúvida, confiar no médico reduzirá as tensões da mãe e, consequentemente, de toda a família.

Segundo a pediatra Beatriz Vorschirm Brocky, o mais importante na escolha do pediatra de um filho é a confiança que este profissional inspira. “A mãe deve buscar aquele pediatra que explique direito as questões sobre a saúde do filho, que lhe dê liberdade de telefonar a qualquer hora, enfim, que lhe dê apoio a qualquer momento.” Mesmo que os telefonemas ocorram durante a noite e, aparentemente, por algo sem muita gravidade, o que a mãe quer mesmo naquele momento é dividir aquela insegurança com alguém. Então, o pediatra é quase que um psicólogo, pronto para ouvir e compartilhar o problema.

É importante pesquisar bastante antes de decidir o médico para seu filho

FOTO: PureStockX/DIOMEDIA

Conhecer para confiar

É importante que a futura mamãe conheça o médico que estará com ela na hora do parto e que será o primeiro a cuidar do bebê, que é o neonatologista. “A mulher deve pedir ao obstetra para apresentar sua equipe antes do parto, deve saber qual é a função deles, buscando informações para ficar mais tranquila”, explica a médica.

Além do neonatologista, a mãe também precisa escolher o pediatra que cuidará de seu filho dali por diante. “As mães de primeira viagem geralmente escolhem o pediatra por recomendação de alguma amiga ou de outra mãe de filhos pequenos, ou de acordo com seus convênios e localização dos médicos.”

Quando ligar para o pediatra

A partir do momento em que o pediatra deu liberdade para os pais ligarem, ou se tem alguma dúvida, pode-se telefonar para ele. Em geral, o médico pede aos pais para dar um retorno das consultas, para saber como foi a reação de determinado remédio, por exemplo.

Só devem ligar de madrugada para o pediatra para tirar uma dúvida de urgência. Não adianta ligar durante a madrugada para algo que só poderá ser resolvido no dia seguinte. A médica enfatiza: “Quando a mãe liga para o pediatra de dia ou à noite, é porque é importante para ela. Além disso, ela precisa dividir essa insegurança e quer que alguém diga se está certa sobre o procedimento adotado em relação ao bebê. Ela quer compartilhar esta apreensão com alguém, quer apoio”.

“O médico é responsável pelo paciente que está dentro do consultório, e não por aquele que está na sala de espera. Assim, é importante que se permita que a mãe pergunte tudo o que deseja saber e que o médico também pergunte tudo o que precisa saber. Com esta conversa franca, as mães saem do consultório com um astral melhor. É importante dar a elas a confiança no tratamento”, conclui a pediatra.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher Price, da Editora Alto Astral.
Revisão: Mariana Kohlrausch

SAIBA MAIS

Hora do banho: cuidados com o bebê

Babá, vovó ou berçário: cuidados com o bebê

Primeira papinha: dicas para a alimentação do bebê

 

Advertisement

Estilo de vida

Conheça as vantagens da homeopatia e da alopatia e escolha o método de tratamento de doenças que melhor se adapta ao seu bebê

Estilo de vida

O filho do nadador Michael Phelps, Boomer Phelps, é tão fofo que levou a internet à loucura! Veja fotos do Instagram de Boomer e se apaixone!

Estilo de vida

O período de férias é delicioso para passar mais tempo com os pequenos, mas quando elas chegam ao fim, também rola uma alegria, né? As reações não negam!

Estilo de vida

Profissionais renomados, nacionais e internacionais, debatem sobre diversos temas voltados para a saúde e alimentação infantil

Estilo de vida

Entenda porque o medo também serve como proteção para o bebê e ajuda na construção da personalidade

Estilo de vida

Que tal reunir os filhos e os amiguinhos para uma noite superlegal? Eles podem assistir a filmes, fazer comidinhas gostosas e brincar muito!

Estilo de vida

O Dia dos Pais vem aí! Aproveite para compartilhar momentos e ouvir músicas que inspiram. Confira uma playlist com 6 músicas para ouvir com seu pai!

Estilo de vida

Dentro ou fora das competições, alguns membros da família mostram que são verdadeiros pais corujas! Confira os paizões que estão fazendo sucesso!