Connect with us

O que você está procurando?

Profissionais renomados, nacionais e internacionais, debatem sobre diversos temas voltados para a saúde e alimentação infantil
- FOTO Divulgação

Abertas as inscrições para evento on-line e gratuito sobre alimentação saudável na infância

Profissionais renomados, nacionais e internacionais, debatem sobre diversos temas voltados para a saúde e alimentação infantil

De 30 de agosto a 5 de setembro, será realizada a II Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil, evento on-line e totalmente gratuito que tem por objetivo orientar pais, educadores, profissionais da área da saúde e interessados sobre o tema “Educação alimentar e Saúde Integral da Criança”. Serão sete dias de palestras com mais de 20 especialistas, incluindo pediatras, psicólogos, entre outros profissionais que atuam na promoção de saúde da área materno-infantil.

desenho de crianças comendo

FOTO Divulgação

“Descasquem mais, desembalem menos”

Dividido em três módulos, e mais uma seção de painéis ilustrativos, o seminário abordará, em sua fase inicial, os primeiros passos para uma boa educação alimentar.

O participante terá orientações sobre como apresentar os primeiros alimentos à criança e também poderá entender o que pode ser feito caso já tenha passado dessa fase. Na ocasião, será discutido ainda um assunto temido por muitos pais: o desinteresse dos bebês pela comida.

Cada assunto contará com um profissional especializado, como Gill Rapley, creditada como criadora do termo BLW (em inglês “baby-led weaning”, método que incentiva a autonomia do bebê durante as refeições). Ela será responsável pelo tema: “A introdução alimentar do ponto de vista do bebê”.

Na segunda parte, o foco estará em “Reeducação alimentar: resgatando o contato com a comida de verdade”, passando pela importância das refeições em escolas e das escolhas saudáveis no dia a dia, além de obesidade infantil e alimentos ultraprocessados.

A palestra “Programas de reeducação alimentar nas escolas” fica por conta da renomada chef norte-americana Ann Cooper, que participou do documentário “Muito além do Peso” e é dona de uma grande fundação sem fins lucrativos que luta pela inclusão de comida de verdade nas escolas. Destaque também para a autora do best-seller “O peso das dietas”, Sophie Deram, que trará sua colaboração sobre o perigo das restrições alimentares e o silencioso aumento dos transtornos alimentares na infância.

Em “Infância saudável: muito além da alimentação”, último módulo, serão aprofundados aspectos que envolvem a saúde integral da criança, como o desmame precoce e as relações familiares, abordado pelo presidente da Academia Brasileira de Pediatria, José Martins Filho.

As representantes do Instituto Alana, Raquel Franzim e Lais Fleury abordarão, respectivamente, os temas “Escolas transformadoras” e “Reflexões sobre o contato das crianças com a natureza”. O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos focados na garantia de condições para a vivência plena da infância.

Novidade na programação

De acordo com as organizadoras, Aline Padovani e Lívia Figueiredo, os aspectos trazidos na II Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil são diferentes dos que foram abordados no primeiro evento sobre o tema. “Na I Semana, trouxemos uma abordagem voltada para o entendimento dos ultraprocessados e a importância da busca pela comida de verdade. Foram mostrados problemas e sugeridas soluções, pois sabemos da importância de revermos a alimentação das crianças agora, na tentativa de conter o avanço da epidemia de doenças crônicas e obesidade devido à má alimentação no futuro. Já nesta edição, vamos focar um pouco mais nas soluções, aprofundando melhor cada assunto”, afirma Lívia Figueiredo, organizadora e mãe de Lucas, 11 anos.

Para Aline é preciso pensar no futuro das crianças. Todos os temas escolhidos trazem uma reflexão que pode gerar mudança. “Não desejamos apenas que nossos filhos estejam bem alimentados. Queremos mais, queremos que eles sejam saudáveis e felizes, que se tornem adultos equilibrados, com respeito ao próximo e à natureza, e que sejam capazes de lutar por um mundo melhor. Cada criança que cresce rodeada de apoio, respeito e empatia tem a possibilidade de ser um futuro agente de transformação também”, diz Aline, mãe de Nícolas, 2 anos, e grávida de Joaquim.

Os interessados já podem se cadastrar no site oficial do evento. Será enviado um e-mail de confirmação e um lembrete com o acesso à plataforma antes de cada palestra.

II Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil
Tema: Educação alimentar e Saúde Integral da Criança
Cadastre-se e confira a programação completa:
http://saudeealimentacaoinfantil.com.br/
Data: de 30 de agosto a 5 de setembro.
Evento on-line e gratuito.

Organizadoras:

Aline Padovani é mãe de Nícolas, de 2 anos e grávida de Joaquim. Fonoaudióloga e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especializada na avaliação e tratamento dos distúrbios de deglutição. Dedicada a difundir o baby-led weaning e outros tópicos sobre introdução alimentar no blog “Tá na hora do papá”, é também idealizadora do Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar (CONALCO) e do Curso Avançado em Baby-led Weaning, já na quinta turma de formação.

Lívia Figueiredo é mãe de Lucas, de 11 anos, psicóloga, que após ter problemas de saúde devido à alimentação inadequada tornou-se pesquisadora sobre alimentação e saúde. Ao tentar transformar seus próprios hábitos alimentares e os de sua família e amigos mais próximos, descobriu que a tarefa de mudar paradigmas sobre a alimentação não é fácil. Criou, assim, o projeto Mães e Filhos em Ação, que tem o objetivo de empoderar as mães com informações para que elas possam preparar melhor seus filhos.

Advertisement

Estilo de vida

Entenda porque o medo também serve como proteção para o bebê e ajuda na construção da personalidade

Estilo de vida

Que tal reunir os filhos e os amiguinhos para uma noite superlegal? Eles podem assistir a filmes, fazer comidinhas gostosas e brincar muito!

Estilo de vida

O Dia dos Pais vem aí! Aproveite para compartilhar momentos e ouvir músicas que inspiram. Confira uma playlist com 6 músicas para ouvir com seu pai!

Estilo de vida

Dentro ou fora das competições, alguns membros da família mostram que são verdadeiros pais corujas! Confira os paizões que estão fazendo sucesso!

Estilo de vida

Confira quais são os exames feitos nos primeiros dias de vida do bebê

Estilo de vida

Os pequeninos precisam desenvolver a percepção de si mesmos e do ambiente a partir do próprio corpo. Aprenda a auxiliar o bebê no reconhecimento do mundo!

Estilo de vida

Saiba o que fazer em casos de bullying, como o de Daniel Fitzpatrick, e ajude a evitar que outras crianças e adolescentes tenham um fim trágico como o do garoto!

Estilo de vida

Saiba mais sobre esse distúrbio comum em bebês antes dos 3 meses