Por mais que as crianças vivam conectadas por internet e celular, a escola ainda é um dos principais pontos de encontro da turma. Por isso, o primeiro dia de aula é marcado pela ansiedade por saber quem será a professora e os colegas, sendo que muitos nunca se viram ou mal se conhecem. Dessa forma, é importante preparar um ambiente agradável e propor atividades que estimulem a interação entre os alunos.
As crianças precisam encontrar o ambiente escolar acolhedor para se sentirem confiantes e seguras. Por isso, nada melhor que jogos e brincadeiras para que isso ocorra. Procure usar a sala de aula como um cenário adequado à descoberta, elaborando com a turma painéis, móbiles e cartazes. Esse ambiente deve ter vida porque é um laboratório de formação e informação. Confira a seguir algumas sugestões de como proporcionar uma volta às aulas inesquecível.
A primeira conversa
Comece a aula do primeiro dia com um diálogo tranquilo. Dê oportunidade para os alunos falarem de si. Direcione o bate-papo perguntando os nomes, como é retornar à escola ou começar na classe e o que eles têm vontade de fazer durante o ano. É um bom momento para conversar sobre o que significa para cada um estar naquele grupo. E para que conheçam você melhor, que tal organizar uma entrevista? Deixe-os questionar à vontade.
Atividade: passeio
Com a turma do Ensino Fundamental, você pode fazer um passeio pela escola a fim de recordar momentos do ano letivo anterior ou apenas para apresentá-la aos novos alunos. Para os pequenos da Educação Infantil, o passeio deve ser direcionado a alguns locais. Posteriormente, eles podem desenhar os ambientes na folha de papel sulfite.
1. Se a sua turma for do Ensino Fundamental, divida os alunos em grupos. Deixe os novatos junto aos veteranos.
2. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio.
3. Cada grupo retira um papel e adivinha qual é o lugar descrito. Depois, desafie-os a encontrar os locais sorteados a partir das descrições.
4. Assim que chegarem, os alunos desenham o ambiente, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e as funções de cada um.
5. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e apresentam suas produções. Os desenhos ficam expostos no varal da sala de aula ou em um mural durante a primeira semana.
Texto: Larissa Rosseto/Colaboradora
Revisão: Mariana Kohlrausch
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