ESTILO DE VIDA

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

Para manter uma alimentação equilibrada, é necessário adotar hábitos como consumir ingredientes integrais e ler o rótulo dos produtos.

None
FOTO: iSotck e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 19:31
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes tem papel fundamental na prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão e até tumores. Assim, nunca é tarde para aprender a equilibrar a dieta, além de adotar outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos. Confira algumas dicas para ganhar mais saúde por meio da alimentação!

A alimentação equilibrada exige que as refeições sejam compostas também por saladas

FOTO: Isotck e Getty Images

Saiba mais!

Arroz e feijão é a melhor combinação para uma alimentação balanceada

Você sabia que a meditação pode influenciar no seu estado meditativo?

Jantar saudável: tire suas dúvidas sobre essa refeição

Alimentação mais saudável

• Monte pratos coloridos: como o organismo necessita de diferentes substâncias, que devem combinar entre si para uma nutrição adequada, o prato precisa ser composto de fontes de nutrientes variados. E alimentos naturais de diferentes cores são capazes de suprir essa necessidade.

• Troque os refinados pelos integrais: o processo de refinamento que torna os produtos bem branquinhos, caso do arroz, farinha, pães e massas, remove grande parte dos nutrientes do alimento. Assim, o ideal é optar pelas suas versões integrais, que conservam vitaminas e minerais, saciam melhor a fome e ajudam na prevenção do diabetes, por exemplo.

• Leia o rótulo: no começo, pode até parecer complicado consultar os ingredientes de cada produto. Mas, com o passar do tempo, isso se torna um hábito. Na embalagem, os ingredientes aparecem sempre de acordo com a quantidade, ou seja, o que vem primeiro é o que o alimento tem em maior quantidade.

• Priorize os alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras fornecem tudo que o organismo necessita, enquanto muitos dos produtos industrializados são ricos em sódio, gordura e açúcar.

Consultoria Gabriela Marcelino, nutricionista