10 atitudes para melhorar o meio ambiente hoje e sempre

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela ONU para chamar a atenção da sociedade para a preservação da natureza

None
Foto: Pexel

por Vítor Ferreira
Publicado em 05/06/2020 às 15:51
Atualizado às 15:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente, na cidade de Estocolmo. Essa data tem o objetivo de chamar a atenção dos governantes e da população para os problemas climáticos e para a importância de cuidar da natureza. Gerar uma postura crítica e ativa em relação as adversidades no ecossistemas, devido a interferência contínua do homem.

Cada vez mais a sociedade vem discutindo a necessidade de ampliar a preocupação sobre o meio ambiente e os impactos negativos que nossas atitudes geram sobre ele. Desmatamentos, poluição e extrativismo são alguns dos principais transtornos que agem diretamente na sobrevivência de outros seres vivos.

Quer tomar algum posicionamento para que esse cenário mude, mas não sabe por onde começar? Por meio da mudança de certos comportamentos, você poderá fazer a diferença e influenciar outros a seguirem o seu exemplo.

Saiba como fazer a diferença não só no Dia Mundial do Meio Ambiente

1. Conheça e cuide de parques

Visite-os, aproveite piqueniques, mas não se esqueça de juntar seu lixo e não deixar sujeiras pelo local. Fique atenta às recomendações de cada lugar, como não alimentar os animais, não fumar, etc.

2. Deixe o carro em casa

Aproveite para se divertir e praticar um exercício físico utilizando a bicicleta para se locomover de forma sustentável e divertida. No dia a dia, se precisa fazer algo próximo da sua cada, prefira ir a pé ou usar o transporte público. Isso ajuda – e muito – na diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, como o CO2.

3. Não desperdice água

Apenas 5% da água no planeta é própria para consumo humano. Por isso, economize sempre! Troque o uso da mangueira por baldes, diminua o tempo no banho e se ensaboe com o chuveiro desligado. Sabia que só de desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, é possível economizar 18 litros de água por dia? Pois é! E não esqueça de fazer ciclos menores com a máquina de lavar roupa e reutilizar a água para higienizar o resto da casa, caso seja possível.

4. Desligue o celular

A ideia dessa proposta é se “desconectar” do mundo online e se conectar com a natureza. Aproveite para se dedicar a projetos mais ambientais e de benefício mútuo, como criar um jardim ou ter uma horta sustentável. Estude sobre preservação e formas de reciclagem para aplicar no dia a dia. Também há o ponto positivo de que se usar menos, economizará bateria e não precisará carregar. Ou seja, menos energia gasta!

5. Economize papel

Nós estamos vivendo na Era digital, certo? Então, por que não utilizar todas as ferramentas que elas nos possibilita? Não faça impressão de nada que realmente não precise, como contas que podem ser pagar on-line, extratos, ingressos, trabalhos. E lembre-se de sempre separar qualquer papel para a reciclagem.

6. Nada de plástico

Um dos materiais que mais gera problemas ambientais e que, infelizmente, ainda é um dos mais consumidos pelo homem. Uma garrafa PET, por exemplo, demora 400 anos para se decompor na natureza. Por isso, ao ir ao mercado, opte por levar as suas próprias sacolas de pano. Tenha também um squeeze para o caso de ficar com sede e, em festas, sempre que for usar um copo plástico, não o deixe de bobeira para ter que pegar outro.

7. Um dia vegetariano

Calma! Mesmo quem adora comer carne, não há nenhum problema de tirar um único dia na semana para ficar sem. Acredite, isso fará uma grande diferença. Já que são necessários 9,5 mil litros de água para produzir apenas meio quilo de carne. Sem contar que vários gados são alocados em pastos desmatados. Vale a pena ou não experimentar pratos novos, que não prejudiquem tanto o meio ambiente?

8. Não jogue óleo na pia

O produto é responsável por 40% do entupimento da rede de esgoto só em São Paulo, além de contaminar o solo e lençóis freáticos. Por isso, que tal fazer um sabonete com esse óleo velho? É bem simples e fácil.

Materiais:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado
  • 2 litros de água
  • 200 mililitros de amaciante
  • 1 quilo de soda cáustica em escama

Modo de preparo:

Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde. Depois, coloque a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa. Adicione o amaciante e mexa novamente. Jogue a mistura numa fôrma e espere secar. Corte o sabão em barras. Atenção: a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

9. Faça xixi no banho

Essa é fácil e pode ser feita não só no Dia Mundial do Meio Ambiente, como sempre. Por que? Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

10. Deposite pilhas e baterias usadas nos lugares certos

A gente sabe que jogá-las no lixo é bem mais fácil. Porém, existem diversos pontos de coletas desses tipos de materiais. Supermercados e shoppings, por exemplo, sempre possuem espaços para depositar as pilhas e baterias. Também é possível achar no Google os locais mais próximos de você.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.