Economizar na conta de água: 7 dicas para diminuir os gastos

7 maneiras simples de economizar na conta de água

Um combo de ajuda para o seu bolso e o meio ambiente

economizar na conta de água
Foto: Reprodução

Ficando muito tempo em casa? Se a sua resposta foi sim, então é natural que as despesas do lar acabem sendo um pouco mais altas, certo? Contudo, os salários continuam os mesmos e, no fim do mês, acaba faltando dinheiro para para liquidar alguns gastos básicos tão necessários no dia a dia. Para aliviar um pouco suas finanças, nós preparamos dicas de como economizar na conta de água.

Saiba como economizar na conta de água e ainda ajudar o meio ambiente

Lavando a louça

Uma boa forma de economizar água ao lavar a louça é retirar todos os restos de comida de pratos e panelas antes de começar a higienização. Além disso, ensaboar todas as peças de uma vez e só depois enxaguá-las ajuda a evitar o desperdício.

Escovando os dentes

Sempre feche a torneira enquanto estiver realizando a higiene bucal. Pode parecer que não adianta muita coisa, mas o simples gesto pode economizar cerca de 12 litros de água em cada vez que for escovar os dentes. Por dia, ao menos 36 litros que não serão escoados em vão.

Preparo de alimentos

Reutilizar a água do cozimento de legumes, frango e vegetais  para preparar o arroz, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de reduzir o consumo de água e, ainda, melhorar sua saúde e imunidade. Além de poupar, você estará agregando nutrientes à sua alimentação, já que muitos acabam ficando no líquido durante o cozimento.

Atenção aos vazamentos

Por conta de um simples vazamento de um buraquinho minúsculo, às vezes, é possível desperdiçar centenas de milhares de litros de água potável. Pensando nisso, assim que perceber as fissuras nos canos ou problemas nas torneiras, não pense duas vezes antes de reparar. Seu bolso e meio ambiente agradecerão!

Descarga

É muito importante estar atento à descarga. Muitas pessoas não sabem, mas dependo do tipo que ela é, em uma única “apertada”, ela pode consumir entre 6 a 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue papel e outros lixos dentro do vaso sanitário.

Lavando as roupas

Procure somente ligar a máquina de lavar roupas quando já tiver juntado o máximo de quantidade de peças que ela aguenta de uma vez. Assim, você estará economizando não só a água utilizada para a lavagem, mas também a energia. Para quem não sabe, o consumo de uma máquina de 5 quilos é de 135 litros a cada uso.

Banho

Por último, mas não menos importante, também é essencial tomar duchas mais curtas. Um banho de 15 minutos com o registro aberto consome cerca de 135 litros de água. Em um apartamento, esse valor pode subir até 180 litros por conta da pressão maior.

Além de procurar ser mais rápido, você pode desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou aplica o shampoo, por exemplo. Uma boa dica para ajudar a calcular o tempo do banho é selecionar músicas que tenham a duração que pretende ficar dentro do chuveiro.

Leia também: