Qualquer pessoa já sentiu ou ainda vai sentir como se os olhos estivessem secos. O nome desse problema é síndrome do olho seco.
por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 19:55
Atualizado às 21:00
A síndrome do olho seco é uma das principais causas de atendimento nos consultórios oftalmológicos. Ela ocorre quando existe a falta de produção de lágrima ou quando o filme lacrimal sofre alguma alteração. Confira alguns fatores de risco!
Foto Shutterstock.com
Pessoas com mais de 40 anos são mais propensas ao problema, já que com o passar do tempo a produção de lágrimas diminui e as células que produzem seus componentes também envelhecem.
Foto iStock.com/ getty images
Mulheres são mais propensas a ter olhos secos do que os homens, devido a alterações hormonais comuns na menopausa.
Quem usa lentes pode sentir os olhos secos devido ao acúmulo de proteína na lente de contato, além da possibilidade de “perda” de conteúdo líquido da lágrima para a própria lente de contato, em alguns casos.
Quando o tempo está mais seco, é mais fácil a lágrima evaporar, principalmente quando se trabalha diante do computador por muitas horas, o que reduz o número de piscadas e a renovação da lágrima.
Foto iStock.com/getty images
Excesso de oleosidade ou mesmo resíduos de maquiagem na região dos olhos podem entrar em contato com a lágrima, alterando sua composição e resultando e olho seco.
Saiba mais: