Connect with us

O que você está procurando?

Não se acostume com o inchaço: é possível deixar esse assunto no passado ao se atentar à simples mudanças na sua rotina. Confira!
- Foto: Shutterstock Images

5 dicas valiosas para acabar com a sensação de inchaço!

Não se acostume com o inchaço: é possível deixar esse assunto no passado ao se atentar à simples mudanças na sua rotina. Confira!

O inchaço pode ter diversas origens: sal em excesso, desidratação, sedentarismo, refeições que não contribuem para a digestão, distúrbio renal, problemas gastrointestinais e cardiovasculares. A causa varia, porém uma barriga estufada e pele rígida não fazem bem a ninguém. Esses são os sintomas da retenção hídrica ou inchaço – tecnicamente conhecido como edema.

“O corpo é responsável em controlar esses líquidos extras, os mecanismos são muito sofisticados, mas qualquer desequilíbrio desse mecanismo pode levar a presença do edema”, destaca a nutricionista Sheila Naressi Mustafá. Porém, é possível se livrar dessa sensação ruim com simples passos. Confira!

 

dicas para evitar o inchaco

Foto: Shutterstock Images

 

1. Calma lá!

Coma em pequenas quantidades, em um ambiente tranquilo (e se possível, sem pressa).

 

2. Deixe a bebida para depois

Evite o consumo de líquido durante as refeições.

 

3. De olho nas restrições

Não consuma alimentos aos quais possui intolerância ou alergia alimentar.

 

4. Alimentos que “limpam”

Insira alimentos diuréticos (como chá verde ou até mesmo o de gengibre) após as refeições.

 

5. Elimine com suor!

Pratique exercícios físicos regularmente.

 

Saiba mais:

Chá de hibisco contra prisão de ventre? Sim!

Liberados e proibidos: o que comer (e não comer) em uma dieta detox

Gengibre para acabar com o estufamento!

 

Tome nota!

“Em casos em que o acometimento é mais grave, deve-se procurar um médico, pois pode haver algum problema associado capaz de ser resolvidos com suplementos de enzimas digestivas ou probióticos”, destaca a cirurgiã plástica, Elódia Avila.

 

Consultoria Sheila Naressi Mustafá, nutricionista; Elódia Avila, cirurgiã plástica

Advertisement

Estilo de vida

Além da alimentação favorável e sem excesso de açúcar, outros hábitos devem ser levados em conta se você possui diabetes. Preste atenção nas dicas!

Estilo de vida

O que são e como funcionam os métodos terapêuticos que podem identificar problemas de saúde por meio de toques e observações.

Estilo de vida

Muitos esquecem, mas também é preciso se preocupar com a saúde dos olhos. E neste caso nem é tão difícil, basta uma alimentação saudável.

Estilo de vida

Alguns sintomas do Alzheimer podem surgir aos poucos, dificultando o diagnóstico precoce. Veja 10 sinais de alerta para a doença.

Estilo de vida

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em qualquer fase da vida. Por isso, eles também merecem cuidados especiais, como por exemplo, uma boa alimentação.

Estilo de vida

O glaucoma é uma doença crônica e progressiva, que pode causar danos irreversíveis à visão. Portanto, fique atento às suas causas e aos seus danos.

Estilo de vida

A dislexia, que é um transtorno de aprendizagem, atinge 4% da população brasileira segundo uma pesquisa do Instituto ABCD. Sheila Leal, fonoaudióloga e

Estilo de vida

Os olhos precisam da importância que você da ao resto do corpo. Alguns cuidados simples no dia-a-dia já fazem bastante diferença.