ESTILO DE VIDA

Como vencer a fobia? Confira algumas terapias

A fobia é mais do que um simples medo. Por isso mesmo, é importante vencê-la antes que causa prejuízos à nossa vida cotidiana.

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/04/2017 às 12:00
Atualizado às 13:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para muitas pessoas, a definição de fobia pode ser confundida com a de medo. Apesar de haver certa semelhança, o medo simples está relacionado com o instinto de sobrevivência. Já a fobia é uma aversão excessiva e irracional a determinados objetos, animais ou situações.

Ninguém gosta de viver com medos. Se esse medo for de algo que faça parte do cotidiano, então, nem se fale. A verdade é que não existe uma fórmula mágica, nem é da noite para o dia, mas é possível reverter uma fobia (sim, há esperança!). E o quanto antes buscar ajuda, melhor.

Segundo o médico Gilberto Katayama, dentre as técnicas utilizadas, está a “a reprogramação de memórias, que, se feita com técnica específica e bem aplicada, pode eliminar a fobia, além de proporcionar ao individuo uma boa qualidade de vida”.

Terapias contra a fobia

É importante que os pacientes busquem ajuda profissional para superarem seus medos excessivos, apesar de o isolamento ser uma forma de evitar certos desconfortos. A fim de reverter os quadros de fobia, a psicanalista Cristianne Vilaça elenca algumas linhas de tratamento que podem ser aliadas na batalha contra o mal.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Cristianne Vilaça, psicanalista; Gilberto Katayama, médico especialista em medicina do trabalho e instrutor de treinamentos do Núcleo Ser.

Texto e entrevistas: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador