Connect with us

O que você está procurando?

A dieta das fases faz parte do plano alimentar criado pelo francês Pierre Dunkan. Ela prevê a perda de peso com 4 fases, que variam conforme sua necessidade
- Foto: Shutterstock.com

Dieta das fases: perca peso em 4 simples etapas!

A dieta das fases faz parte do plano alimentar criado pelo francês Pierre Dunkan. Ela prevê a perda de peso com 4 fases, que variam conforme sua necessidade

A dieta das fases criada pelo nutrólogo francês Pierre Dukan caiu no gosto popular, já virou sucesso entre as celebridades e garante o que toda mulher sonha: uma perda de peso rápida e definitiva. Estruturada em quatro fases – Ataque, Transição, Consolidação e Estabilização – as duas primeiras são focadas no emagrecimento e as últimas ajudam a manter o peso perdido.

Fase 1 – Ataque

É a etapa das proteínas puras da dieta das fases e provoca uma perda rápida de peso. Conta com 66 alimentos ricos em proteína para comer à vontade. Essa etapa dura de 1 a 7 dias no máximo (para pessoas acima de 20 quilos) e proporciona uma perda de peso de até 5 kg. Além disso, você deve consumir uma colher e meia de farelo de aveia diariamente, dois litros de água e fazer 20 minutos de caminhada.

Fase 2 – Transição

“Nessa etapa alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados (são 34 itens, também à vontade), possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas com o consumo de proteína junto aos vegetais”, explica Cristiane Spricigo, nutricionista. A perda de peso nessa fase é moderada, porém constante, e chega em média a 1kg por semana, até a pessoa atingir o peso ideal. O consumo de farelo de aveia aumenta para duas colheres (sopa), enquanto o tempo de caminhada passa para 30 minutos todos os dias.

Mulher mede silhueda com fita métrica

Foto: Shutterstock.com

Fase 3 – Consolidação

É a fase de reedução alimentar, criada para evitar o efeito sanfona. Para cada quilo perdido nas outras etapas, você deve consolidar a dieta por 10 dias. Por exemplo: se foram eliminados 10kg, esse período deverá durar 100 dias. Assim, ela é dividida em duas fases. Usando o exemplo anterior, se esse processo durar 100 dias, eles devem ser divididos por dois – duas fases de 50 dias cada. Nesta fase, a pessoa já tem acesso a todos os alimentos, mas precisará comê-los de forma moderada. Agora, são duas colheres e meia (sopa) diariamente de farelo de aveia, enquanto o tempo de caminhada passa para 25 minutos diários.

Fase 4 – Estabilização

Aqui nada mais é proibido. Com o novo peso restabelecido, somente é preciso manter uma alimentação saudável e cultivar os bons hábitos adquiridos. No entanto, é preciso seguir três regras indispensáveis: a quinta-feira protéica, três colheres (sopa) de farelo de aveia e 20 minutos de caminhada por dia. Essa “regra de três” deve ser seguida pelo resto da vida como forma de controle do peso de quem segue a dieta das fases.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cristiane Spricigo, nutricionista 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

O que você acha de incluir mais vezes a maçã na dieta? Conheça seus benefícios e entenda porque você não pode deixá-la de fora do cardápio!

Estilo de vida

Aprenda receitas de sucos para reforçar a imunidade e previna o aparecimento de doenças respiratórias na mudança das estações!

Estilo de vida

Eles não passam por tantos processos de refinação e por isso, grãos e cereais integrais podem fazer total diferença no bom funcionamento do organismo

Estilo de vida

Fome ou ansiedade? Muitas vezes, nosso cérebro se engana. Entenda a diferença entre elas e quais alimentos podem ajudar na saciedade!

Estilo de vida

Apesar de se manifestar de forma semelhante, asma e bronquite são doenças causadas por diferentes fatores e possuem tratamentos específicos!

Estilo de vida

Você sabia que a tapioca não possui glúten? Ela é uma ótima alternativa para quem possui intolerância celíaca. Veja mais benefícios!

Estilo de vida

Quer acabar de vez ou minimizar os incômodos do estômago? Pode contar com a ajuda da alimentação. Alguns alimentos ajudam e muito. Confira!

Estilo de vida

Segundo estudos, as chances de uma pessoa ter depressão após a aposentadoria aumentam em 40% depois de adquirir o benefício. Saiba como se prevenir!