ESTILO DE VIDA

Chegou aos 40? Dê atenção especial aos olhos!

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em qualquer fase da vida. Por isso, eles também merecem cuidados especiais, como por exemplo, uma boa alimentação.

None
Foto iStock.com/ getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 20:45
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em qualquer fase da vida. Principalmente após os 40 anos. É que nessa faixa etária a grande maioria das pessoas começa a apresentar certos problemas de visão.

Mulher, olho, bonito

Foto iStock.com/ getty images

“Um relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que os números, que já são alarmantes, tendem a piorar ainda mais. A previsão é que em 2020 o número de cegos no planeta chegue a 76 milhões de pessoas”, conta o especialista em plástica ocular Luís Sérgio Grecca.

Nos dias de hoje são muitas as razões que levam uma pessoa sofrer com algum problema na visão, por exemplo, poluição e contato prolongado com aparelhos eletrônicos, além do fator idade. “O uso excessivo de computadores e tablets pode gerar uma contratura excessiva do músculo de dentro do olho chamado de músculo ciliar, podendo ocorrer a chamada miopia aguda”, conta a oftalmologista Renata Rezende.

E quando não tem jeito?

Mesmo quando não tem jeito é importante ir ao oftalmo. A visita regular ao médico vai promover um diagnóstico precoce e auxílio no tratamento e controle do problema. É possível diagnosticar erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo), glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética.

Homem, sentado, com garfo e faca, comendo, prato de bife e salada

Foto iStock.com/ getty images

O papel da alimentação

A saúde da visão está diretamente ligada à boa alimentação. Alimentos naturais e ricos em nutrientes ajudam manter a visão  funcionando perfeitamente com o passar dos anos. “Através da ingestão adequada de nutrientes podemos prevenir ou até mesmo evitar em alguns casos o aparecimento de patologias que coloquem em risco a visão”, afirma a oftalmologista Alessandra de Athayde Cunha Gomes.

Saiba mais: 

Mande o estresse para longe!

Parkinson pode desencadear outros transtornos mentais

Existe frango com hormônio? Saiba mais sobre o mito!

Consultoria Renata Rezende, oftalmologista, Luís Sérgio Grecca, especialista em plástica ocular; Alessandra de Athayde Cunha Gomes, oftalmologista