Connect with us

O que você está procurando?

A ansiedade é bastante comum, mas muitas dúvidas ainda a rodeiam. Confira 6 perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre ansiedade.
- Foto iStock.com/Getty Images

Ansiedade: tire todas as suas dúvidas sobre o tema

A ansiedade é bastante comum, mas muitas dúvidas ainda a rodeiam. Confira 6 perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre ansiedade.

A ansiedade, apesar de ser vista somente no mau sentido, também tem seu lado bom. Em seus níveis normais, deixa o indivíduo em estado de alerta, evitando que ele seja surpreendido em situações de risco. “O problema é quando ela vai para um nível exagerado”, destaca o psicólogo João Alexandre Borba. O principal indício de que ela está exagerada é quando o comportamento e o convívio do indivíduo passa a ser alterado. Como o problema ainda gera muitas dúvidas, desvendamos 6 questões sobre ele.

Mulher, morena, linda, estressada

Foto iStock.com/Getty Images

1. Bebidas alcoólicas aliviam o problema?

Não. Além de não resolverem, podem levar a uma dependência alcoólica.

2. Internet, celular e outras tecnologias contribuem para a ansiedade?

Sim. Estudos comprovam que computador, celular e outros aparatos tecnológicos podem levar à dependência, tornando a pessoa ansiosa na falta do objeto.

3. Toda pessoa tímida é ansiosa?

Não. “Timidez não tem nada a ver com ansiedade, uma pessoa pode ser tímida e não ficar ansiosa para nada. Como dito, o problema tem relação com o pensamento frente à situação”, explica o psicólogo José Roberto Palcoski. Se o indivíduo pensa que falar com alguém poder ser frustrante, humilhante ou algo parecido, fica ansioso temendo se sentir dessa forma, mas não somente por ser tímido.

4. Ansiedade e medo são a mesma coisa?

Mão de homem com bolas anti-stress

Foto iStock.com/Getty Images

“Não, apesar de apresentarem sintomas corporais bastante parecidos. A ansiedade tem mais a ver com o pensamento e o medo se refere à proteção da vida”, responde José Roberto.

5. É um problema genético?

Pode existir um fator genético, mas não é determinante para o desenvolvimento do transtorno de ansiedade. “Para isso, é necessário um ambiente que corrobore”, complementa o especialista.

6. É sempre necessário procurar um psicólogo?

Uma consulta com o especialista torna-se fundamental caso outro profissional de saúde encaminhe o paciente; quando os familiares ou amigos sugerem a avaliação de um especialista ou quando os sintomas da ansiedade estão atrapalhando as atividades diárias ou o bem-estar.

Saiba mais:

Aprenda como usar o estresse a seu favor

7 pedras que podem te auxiliar a alcançar o bem-estar

Meditação no trabalho: é possível. Confira dicas!

 

Consultoria José Roberto Palcoski, psicólogo 

Advertisement

Estilo de vida

Algumas mulheres podem desenvolver a doença somente durante o período da gestação. Confira 8 perguntas e respostas sobre diabetes gestacional.

Estilo de vida

Alguns hábitos simples podem favorecer o sono saudável. Confira 3 dicas para adotar em sua rotina para garantir um sono tranquilo.

Estilo de vida

Batata-doce não é comida somente de "marombeiros"! Quem busca uma vida mais saudável também pode investir nela! Veja 5 motivos para consumir já!

Estilo de vida

Quando as emoções estão a flor da pele, o organismo pode sentir que algo está errado. Saiba 5 problemas que podem ter origem emocional.

Estilo de vida

A água é fundamental para o corpo humano, pois está presente em 70% dele. Veja, algumas das funções que a água é responsável no organismo.

Estilo de vida

Esses produtos contribuem para a saúde do intestino e equilíbrio do corpo todo. Entenda o que são e como agem no organismo

Estilo de vida

Os carboidratos andam sendo substituídos nos cardápios de quem quer perder peso. Porém, antes deste decisão, conheça também seus benefícios.

Estilo de vida

Cheios de vitaminas e minerais, são perfeitos para proteger a saúde e reforçar os nutrientes da alimentação diária com muita praticidade e sabor