ESTILO DE VIDA

Cérebro: 8 curiosidades que você não sabia

O cérebro ainda esconde diversos mistérios. No entanto, existem algumas curiosidades desvendadas pela ciência -- confira 8 mitos e verdades

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/09/2016 às 19:22
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

1. Beber demais acaba com os neurônios.
Verdade: algumas bebidas alcoólicas, como o vinho, se ingeridas em pequena quantidade, podem ajudar na saúde e proteger o corpo de algumas doenças. No entanto, quando a ingestão acontece de forma exagerada, muitos neurônios são perdidos e o cérebro pode ser afetado.

2. Usamos apenas 10% da capacidade cerebral.
Mito: de acordo com a neurologista Dalva Poyares, não utilizamos 100% de nosso cérebro, o que não quer dizer que apenas 10% dele funcione. Ainda que existam processos cerebrais feitos em nosso inconsciente, somos seres em plena atividade.

3. Exercitar o órgão nos deixa mais inteligente.
Verdade: apostar em desafios e jogos que trabalham a inteligência ajuda a desenvolver o cérebro, sim. Ele se torna mais fortalecido e mais esperto!

4. O cérebro tem dois lados diferentes.
Verdade: no hemisfério esquerdo, ficam situadas as habilidades com a linguagem, assim como de práticas motores simples. Já o direito é responsável por situar o indivíduo no espaço e ajuda-lo a tomar decisões.

mulher-pensando-curiosidades-sobre-cérebro

FOTO: iStock.com/Getty Images

5. É mais fácil aprender idiomas diferentes na infância.
Verdade: segundo a psicoterapeuta Mônica Pessanha, o desenvolvimento cerebral se adapta mais facilmente e tem maior aprendizado. Por isso, o acesso a várias línguas é favorecido pela plasticidade do órgão infantil, que tende a mostrar mais habilidades.

6. Quanto maior o cérebro, maior a inteligência.
Mito: entre os seres humanos, isso não acontece. Cérebros normais e saudáveis possuem uma mínima variação de forma e volume e não influenciam na inteligência do indivíduo. Em contrapartida, com animais irracionais, a história é outra. Os que possuem uma massa encefálica maior – com comparações feitas em espécies diferentes – tendem a ser mais inteligentes.

7. Sempre que mudamos de lado durante o sono, nosso sonho muda também.
Mito: pode se mexer à vontade que o seu sonho não vai mudar. Essa relação não possui nenhuma influência na hora de dar boa noite!

8. O cérebro precisa descansar?
Verdade: estar com o sono em dia é uma das formas de fazê-lo se recuperar das atividades diárias. Mas esse não é o único momento em que o cérebro deve descansar. Procure, entre uma atividade ou outra, fazer uma pequena pausa, isso vai aprimorar o seu desempenho..

Saiba mais!

Cérebro: confira 5 mitos e verdades sobre o órgão

Bactérias do intestino são capazes de proteger o cérebro

Cérebro: duas curiosidades comprovadas pela ciência

Texto e entrevistas: Carolina Firmino – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Dalva Poyares, neurocientista especialista em distúrbios do sonos pela Sociedade Americana de Medicina do Sono, EUA; Monica Pessanha, psicoterapeuta infantil e de adolescentes, mestre em Psicologia Clínica pela PUC e neuropsicopedagoga