Por fora é ainda melhor: casca do limão faz bem para a saúde

Confira quais são os benefícios desconhecidos da casca do limão e as folhas do limoeiro e saiba o que elas proporcionam à saúde

None
Foto; Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/11/2017 às 13:22
Atualizado às 12:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muitos não costumam consumir a casca do limão, mas, diferente do que se imagina, ela é tão poderosa e importante para o corpo humano quanto a polpa da fruta. O motivo? Ela é rica em vitamina C e possui duas substâncias, o d-limoneno e a pectina, que são capazes de combater diferentes doenças e que auxiliam na perda de peso.

Substâncias poderosas da casca do limão

De acordo com a nutricionista Thereza Emed, o d-limone no é um princípio ativo presente na casca do limão, que ajuda combater a ansiedade, a depressão e o câncer. Atua também como desintoxicante, bactericida, fungicida, alcaliniza o sangue e ativa o sistema imunológico, ajudando no combate de gripes e infecções. Já a pectina, fibra importante para o processo de limpeza e desintoxicação, é ótima para quem tem diabetes e ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. “Devido à lenta absorção de alimentos após as refeições, a pectina é benéfica para os diabéticos. Também re – tira metais e toxinas indesejáveis no cor – po, ajuda a diminuir o colesterol, pois, no estômago, forma um gel que captura parte das gorduras ingeridas, e reduz o risco de doenças cardíacas e cálculos biliares”, explica a nutricionista Jacqueline Dias Fernandes.

Folhas da fruta

Além de a casca conter muitas propriedades, as folhas do limoeiro são ricas em substâncias anti-inflamatórias e fito-hormônios. O chá das folhas do limão é popularmente usado para com – bater doenças respiratórias e problemas digestivos. Além disso, a fitoterapia utiliza essa parte da planta no combate ao estresse e à ansiedade.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Thereza Emed, nutricionista; Jacqueline Dias Fernandes, nutricionista

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.