Emagreça com saúde: aproveite as propriedades do limão a seu favor!

Conheça os benefícios do limão e saiba como ele pode turbinar o funcionamento do seu organismo e ainda fazer com que você emagreça com saúde

água com limão no copo
Foto: Shutterstock.com

O limão possui em média 12 calorias por unidade e é rico em vitaminas C, B, cálcio, fósforo, proteínas, carboidratos e flavonoides, principalmente a naringenina, nutriente com grande potencial para a prevenção da obesidade. Além disso, tem ação desintoxicante, é diurético e contém em sua casca o d-limoneno, um princípio ativo que auxilia no combate à ansiedade, à depressão e ao câncer. “A sua fama de emagrecedor vem da substância conhecida como ácido cítrico, por ser um adstringente de gordura, ajudando a dissolver toxinas e gorduras”, complementa a nutricionista Graziela P. Thomas. Aliado à prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada, incluir o limão na dieta vai fazer com que você emagreça com saúde!

Trio poderoso

Quando se fala em dieta, logo se pensa nos termos detox, que limpa o fígado, fazendo o órgão trabalhar melhor na eliminação das toxinas e gorduras; diurético, para acabar com a indesejada retenção de líquidos; e antioxidante, que faz o organismo funcionar melhor, ajudando no processo de faxina aos radicais livres. Pois todos esses poderes podem ser encontrados em apenas uma unidade do limão. “O limão é uma fruta de ação desintoxicante e diurética, além de pouco calórica, o que o torna um parceiro no combate ao excesso de peso”, relata a nutricionista Thereza Emed.

Rico em fibras

Uma alimentação rica em fibras promove a sensação de saciedade, evitando que você coma além do necessário, e o limão é repleto delas! A pectina, uma fibra solúvel encontrada na parte branca da casca de frutas cítricas, ajuda no processo digestivo e diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, o que reduz os níveis glicêmicos no sangue, prevenindo o diabetes. Já a celulose, um tipo de fibra insolúvel, contribui para o correto funcionamento intestinal, facilitando a elimina- ção de toxinas e a absorção de nutrientes.

Cuidados essenciais

Apesar de não haver contraindicação para o seu consumo, é importante prestar atenção à sensibilidade de cada pessoa em relação ao ácido presente em seu sumo. Para não prejudicar a saúde, o ideal é consumir até dois limões por dia, em sucos ou saladas. Nunca aplique o suco do limão na pele e se exponha ao sol, uma combinação que pode causar queimaduras graves.

Emagreça com saúde: 5 motivos para tomar água de limão

• A água é nosso maior aliado para desintoxicar o organismo. Para quem não tem o hábito de beber ao longo do dia, aromatizá-la com suco de limão ajuda nessa missão;

• Facilita a perda de peso, pois o limão faz uma “faxina” no trato gastrointestinal, auxiliando na eliminação de toxinas da mucosa gástrica e contribuindo para a ativação do metabolismo e para que você emagreça com saúde;

• Quando ingerida em jejum, promove a alcalinização do pH sanguíneo, ou seja, ocasiona o equilíbrio do meio e do corpo como um todo;

• O líquido contém ácido cítrico, que previne também o depósito de cálcio que se acumula nas artérias;

• A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C, carboidratos, potássio, fósforo, manganês, ferro, ácidos orgânicos e flavonoides, nutrientes que passam para a água.

Texto: Laís Rodrigues | Consultoria: Graziela P. Thomas, nutricionista da Clínica Onodera Barra, no Rio de Janeiro (RJ); Thereza Emed, nutricionista da Clínica Check-Up, de Curitiba (PR)

LEIA TAMBÉM