Anemia: confira duas combinações poderosas contra essa doença!

O nutriente da laranja fornece ao ferro do feijão a fixação que ele precisa ter no organismo. Dessa forma, fica mais fácil prevenir-se contra a anemia.

None
O tipo mais frequente é causado pela deficiência de ferro FOTO: shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/06/2017 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina – pigmento dos glóbulos vermelhos responsável por transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos ‒ no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais, independentemente da causa dessa deficiência. Considera-se normal que os valores da substância no sangue sejam de 13g/ dl (gramas por decilitro) para homens, 12g/ dl para mulheres e 11g/dl para gestantes e crianças de 6 meses a 6 anos de idade. Se esses níveis caem, o organismo começa a apresentar várias dificuldades.

Sintomas da anemia

  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Desânimo
  • Alta de apetite
  • Palidez de pele
  • Mucosas

exame de sangue

O diagnóstico pode ser feito por meio de um exame de sangue FOTO: shutterstock.com

Conte com a alimentação!

A anemia pode ser prevenida por meio de uma alimentação saudável e balanceada. Afinal, é por meio da refeição que conseguimos dar ao nosso organismo os nutrientes de que ele necessita para manter seu funcionamento em ordem. Porém, alguns terão mais facilidade para entrar nas células, enquanto outros encontrarão barreiras para cumprir sua função. Tudo vai depender da forma como vão interagir entre si e, para melhorar essa relação e potencializar o efeito benéfico dos alimentos, saber combiná-los é essencial.Contra a anemia, aposte em uma combinação poderosa:

Feijão + suco de laranja

Copo de suco de laranja, rodela de laranja

O suco de laranja é uma boa combinação com feijão na luta contra anemia FOTO: iStock.com/getty images

Isso mesmo! Além de dar aquela força na digestão das carnes gordas, a laranja ainda ajuda a fixar no organismo todo o ferro consumido em um belo prato de feijão. Não só a laranja, mas qualquer alimento rico em vitamina C pode dar uma força a esse nutriente, o que é muito importante na prevenção e combate à anemia. “Na verdade, é o ferro do tipo não heme, aquele presente em vegetais e leguminosas, que mais precisa desse recurso para ser melhor absorvido. O que não acontece com o ferro heme que está na carne vermelha”, diz a nutricionista Carolina Viana Marques.

Feijão em pote de madeira

O feijão é uma das principais fontes de proteínas para o organismo. FOTO: Shutterstock

Em relação ao feijão, sua fama por ser fonte de ferro já é bastante conhecida. Mas você conhece outros benefícios dessa maravilha? Ele é o acompanhante perfeito do arroz e, se não está presente no cardápio diário, deveria. Isso porque é importante fonte de fibras, substâncias que favorecem o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do corpo. E não é só isso: ele possui uma boa quantidade de proteínas, substâncias que regem o crescimento, a manutenção dos tecidos do corpo e a formação de hormônios como a insulina – que faz as células absorverem o açúcar presente no sangue após refeições) – e a tiroxina, que controla o metabolismo.

Texto Redação Alto Astral | Consultoria Carolina Viana Marques,  nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.