Vale a pena fazer coaching para evoluir profissionalmente?

Saiba quando escolher o caminho da orientação focada em objetivos e qual o papel do coaching no ambiente de trabalho para evolução de cargo.

None
O processo, orientado por um especialista, ajuda a encontrar o melhor caminho na vida profissional e agir assertivamente (FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/06/2017 às 16:48
Atualizado às 16:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O caminho rumo à liderança, na maioria das vezes, vai acontecendo naturalmente: profissionais chegam à empresa em um cargo mais simples dentro da estrutura da organização, começam a trabalhar em uma equipe, sob a orientação de um gestor, destacam-se em alguma habilidade ou competência e, por conta disso, passam a ser desenvolvidos para assumir novas responsabilidades. Entre elas, pode estar a de liderar um time. Mas como saber se os feedbacks, orientações e treinamentos preparam você o suficiente para esse desafio? Como ter a certeza de que seu talento é mesmo liderar? Como se preparar melhor para atingir o seu objetivo profissional?

Em busca de orientação

Muita gente opta por obter as respostas às perguntas anteriores ao longo do caminho. Outras pessoas preferem apoiar-se na orientação especializada e personalizada de especialistas, os chamados “coachs”. Esses profissionais realizam, em parceria com seus clientes, um processo chamado de “coaching”. Maria José Villafanha, coach, explica melhor o conceito: “O coaching é um processo inspirador que busca determinação e continuidade na busca de melhorias através das percepções da pessoa orientada, desenvolvendo sua capacidade de aprender a agir assertivamente”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, existem vários tipos de trabalho de orientação promovido por coachs. Destacam-se nele o personal coaching (coaching pessoal, que desenvolve aspectos importantes da personalidade); o life coaching (coaching mais amplo, que engloba todos os aspectos da vida do profissional, como relações sociais, hobbies, vida financeira e profissional) e o business coaching (trabalho focado em desenvolvimento para crescimento na carreira).

Em outras palavras, o trabalho do coach é facilitar algumas descobertas e orientar o caminho para o crescimento pessoal e profissional de forma mais rápida e assertiva. Mas para que essa relação funcione, é preciso que exista total confiança no coach escolhido para compartilhar seus anseios profissionais: “Verifique sempre a trajetória, credibilidade e formação de seu coach. Escolher um profissional sério e capacitado fará toda diferença para o seu sucesso”, finaliza Maria José.

mulher de negócios pensando sobre dinheiro

O business coaching é focado no desenvolvimento da carreira no trabalho (FOTO: iStock/Getty Images)

Quando buscar a ajuda de um coach?

Descubra quais são os momentos mais indicados para procurar a consultoria de um especialista da área. Preparada?

  • Caso você perceba que as suas dúvidas são maiores do que as certezas em um momento da sua carreira profissional, talvez seja o momento de procurar ajuda de um especialista;
  • Se você recebeu uma proposta que lhe dá a oportunidade de crescimento, mas permanece com uma sensação de não estar preparada, entre em contato com um coach;
  • Quando o entendimento de que é preciso aprimorar as suas qualidades e se reinventar na posição de líder estiver latente.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Maria José Villafanha, coach.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.