Connect with us

O que você está procurando?

A alergia alimentar é um problema muito comum na infância, podendo causar sintomas desagradáveis e até mesmo graves. Como lidar com essa situação?
- Refeições compostas por alimentos como leite e farinha de trigo são mais propensas a gerar alergia alimentar nos pequenos. Foto Reprodução

Alergia alimentar: o que fazer quando a criança rejeita alguns alimentos?

A alergia alimentar é um problema muito comum na infância, podendo causar sintomas desagradáveis e até mesmo graves. Como lidar com essa situação?

Convencer uma criança a comer direitinho já não é tarefa fácil. Imagina então quando ela tem alergia alimentar? O motivo exato pelo qual se desenvolve esse tipo de problema ainda não é conhecido. “Sabe-se que existe um potencial genético (que até o momento não pode ser modificado) e inúmeros componentes ambientais como o tipo de parto, tipo de dieta recebida, uso precoce e frequente de antibióticos no início da vida e infecções”, explica a gastropediatra Mariana Deboni.

Leite de vaca, ovo, soja, trigo, castanhas e frutos do mar são os principais causadores de alergia alimentar. “De todos, o maior vilão é o leite de vaca e a explicação é simples: ele é o alimento mais consumido na infância”, diz a especialista.

Sintomas da alergia alimentar

Alguns sintomas aparecem logo após a ingestão do alimento, como vermelhidão e inchaço dos lábios, coceira na língua ou garganta, vômitos, dor abdominal, pressão baixa, choque, crise de falta de ar, manchas vermelhas no corpo. “Esses pacientes correm risco de morte e devem ser levados imediatamente ao serviço de saúde mais próximo”, alerta Mariana. Em outros casos, os sintomas aparecem de horas ou até semanas após o consumo do alérgeno e os sintomas podem ser: “diarreia, sangue e muco nas fezes, dor abdominal, vômitos, dificuldade de ganho de peso e baixa estatura”.

 

A alergia alimentar é muito comum durante a infância e merece atenção dos pais.

A alergia alimentar é muito comum durante a infância e merece atenção dos pais. Foto Reprodução

 

Dá para prevenir!

É possível interferir nos fatores ambientais que levam ao desenvolvimento de alergia alimentar. “Sempre que possível, orientamos o parto normal, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e evitamos uso desnecessário de antibióticos nessa fase. Além disso, é desejável evitar infecções gastrointestinais no primeiro ano da criança”, orienta a especialista.

Em alguns casos, dependendo do alimento, da idade da sensibilização alérgica e do mecanismo envolvido, a criança pode ficar curada da alergia. “As que têm alergia ao leite nos primeiros anos de vida, quase sempre ficam curadas após o período de exclusão do alimento”, conta a profissional.

Cuidados básicos

“Deve-se tomar muito cuidado com a higiene no preparo, pois infecções gastrointestinais levam à perda de integridade da barreira mucosa, que é uma proteção contra o desenvolvimento de alergia alimentar”, afirma Mariana. Em crianças que já têm alergia alimentar, é preciso prestar atenção nos rótulos dos alimentos e na contaminação cruzada, aquela que ocorre quando usamos panelas e utensílios de cozinha que foram utilizadas para cozinhar todo tipo de alimento.

 

Consultoria Mariana Deboni, gastropediatra

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Fertilidade à mesa: aquilo o que você coloca no prato diariamente pode afetar suas chances de engravidar. Saiba em quais alimentos apostar

Estilo de vida

Malu bateu um papo com a autora de "Agarra que é Amor", que dá dicas para você reconhecer os relacionamentos que valem a pena e ser feliz a dois

Estilo de vida

Você sabia que a mistura de gengibre com limão detona os quilinhos extras de uma maneira muito rápida? Confira um cardápio especial!

Moda & Beleza

Antes, os sutiãs e bodies ficavam escondidos no look; agora, deixar a lingerie à mostra é uma escolha sensual e muito moderna. Aposte!

Moda & Beleza

Muitas mulheres querem afinar o rosto, mas nem todas querem ou podem passar por uma cirurgia. Conheça métodos para diminuir as bochechas sem bisturi!

Estilo de vida

Saiba o que é o descolamento de placenta, problema que a apresentadora Eliana está enfrentando durante a gravidez do seu segundo filho!

Estilo de vida

Entenda o Desafio da Baleia Azul e confira as dicas de uma especialista para tratar a situação sem prejudicar a privacidade e a segurança dos filhos

Estilo de vida

O ciúme é um sentimento que cega e leva pessoas a terem reações agressivas. Entenda como lidar com essa situação quando uma criança está envolvida nisso