Connect with us

O que você está procurando?

O ciúme é um sentimento que cega e leva pessoas a terem reações agressivas. Entenda como lidar com essa situação quando uma criança está envolvida nisso
- Foto: iStock.com/Getty Images

O ciúme que adultos sentem de crianças pode levar a reações agressivas?

O ciúme é um sentimento que cega e leva pessoas a terem reações agressivas. Entenda como lidar com essa situação quando uma criança está envolvida nisso

Ocaso da menina Isabella Nardoni, morta aos 9 anos, em São Paulo, continua mexendo com a opinião pública. Isso porque as investigações trouxeram à tona há alguns anos o possível motivo do crime: ciúme. Mas que sentimento é esse capaz de levar as pessoas a terem reações agressivas?

Sentimento que cega

Falta de auto-estima e de amor próprio estão entre as principais raízes do ciúme. A esses fatores, somam-se com frequência paixão doentia e dependência emocional do outro. A pessoa ciumenta enxerga rivais reais e imaginários em qualquer situação e os utiliza como desculpa para brigas. “O ciúme acontece não só pelo medo da traição, mas também quando a atenção do par é redirecionada a outra pessoa ou ao trabalho, por exemplo. Nesse caso, até um filho pode ser visto como rival, pois quem é ciumento vai personificar a sua insegurança na figura da criança”, explica Thiago de Almeida, psicólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

Lembranças do passado

– No caso de padrastos e madrastas, o ciúme da criança pode ser intensificado porque ela lembra que o par já teve um compromisso anterior e é, muitas vezes, motivo para que haja conversas e reencontros com o ex-cônjuge.

– Embora nada justifique a violência, em especial contra os filhos ou enteados, o especialista acredita que o ciúme é capaz de levar os adultos a reações agressivas e bastante irracionais. Essas atitudes vão da negligência no cuidado com o pequeno até maus-tratos físicos, verbais e emocionais, quando o ciumento tenta diminuir a auto-estima da criança.

– Por outro lado, o menino ou a menina pode medir forças com os adultos e contribuir para os conflitos entre os casais. Isso ocorre, principalmente, por falta de senso crítico dos pequenos ou devido à insegurança diante da formação de uma nova família.

– “Às vezes, as crianças testam os pais e chegam ao limite, ainda mais quando eles já estão estressados. Entretanto, é preciso lembrar quem é o adulto da família e conversar de forma civilizada sobre os problemas”, opina a psicopedagoga Betina Serson, especialista na relação entre pais e filhos.

Para ter relações saudáveis e evitar reações agressivas

– Observe se há interações positivas entre a família. Quando há disputa de atenção e o ciúme perde o controle, é necessário procurar ajuda profissional.

– “Padrastos e madrastas ciumentos precisam entender que a criança faz parte do passado, mas também do presente e do futuro do par. A partir do momento em que decidem fazer parte dessa história, devem respeitá-la e saber que a sua história não substitui ou se sobrepõe à outra, mas que elas se somam”, destaca o psicólogo.

– Para Betina, é importante que padrastos e madrastas falem como se sentem diante do enteado e da relação que o gerou. “O casal deve discutir o assunto para que não haja interferências do relacionamento anterior no atual, o contato com os ex-parceiros seja amigável e os filhos sofram o mínimo possível”.

– Não permita que as crianças sejam usadas como pivô das brigas ou desculpa para evitar separações. “Isso é muito ruim para todos. O casal precisa ser pai e mãe, mas também ter vida própria, assumir suas responsabilidades e discutir o que realmente = está por trás dos problemas”, afirma a psicopedagoga Betina Serson.

Consultorias: Thiago de Almeida, psicólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo; Betina Serson, psicopedagoga, de São Paulo

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Doenças no ambiente de trabalho estão ficando cada vez mais comuns por conta do estresse na rotina profissional. Veja quais são elas e saiba como evitar!

Estilo de vida

Conheça sete alimentos que queimam gordura, inclua no cardápio hoje mesmo e conquiste o corpo que você sonhou sem esforço!

Estilo de vida

Seu cachorro precisa aprender a se comportar? Quer adestrar um cão em casa? Confira mitos e verdades sobre como adestrar cachorros e ajude seu pet!

Estilo de vida

Cris Guerra ficou famosa ao escrever o livro Para Francisco e hoje é um exemplo de mãe guerreira. Saiba mais sobre essa história emocionante!

Estilo de vida

Conheça os pontos positivos e os riscos da gestação em cada idade da mulher. Os especialistas tiram todas as dúvidas e esclarecem as principais questões

Moda & Beleza

Que tal um penteado para inovar no visual? Aprenda o passo a passo dessa trança diferente: opção prática e fácil de fazer!

Moda & Beleza

Você adora estar sempre na moda? Então, vai gostar de aprender como usar meia arrastão e arrasar com suas produções de inverno!

Moda & Beleza

Que tal aprender a usar a trança lateral, um penteado charmoso e cheio de estilo? Veja o passo a passo e arrase no visual!