Luto: nesse momento difícil, como explicar para a criança o que está acontecendo?

O luto é uma fase de superação, a qual todos precisam passar, inclusive, os pequenos. Por isso, não esconda nada do seu filho!

mulher abraçando criança
É fundamental dizer a verdade à criança FOTO: shutterstock.com

O luto é uma fase bastante difícil, a qual nem mesmo os adultos conseguem lidar muito bem, agora imagine as crianças. Muitas pessoas acreditam que a inocência dos pequenos fazem com que eles não entendam o que está acontecendo, porém, se enganam.  A perda de alguém da família ou de um bichinho de estimação, pode, por exemplo, gerar algum trauma que muitas vezes é levado para a vida adulta. Portanto, é fundamental os pais estarem preparados para dar uma notícia da perda e é importante que as crianças passem pelo luto. É compreensível que com isso, muitas questões apareçam: Como dizer o que ocorreu? Como explicar, o que é a morte? O tema é delicado e, em muitos casos, os pais usam de mentiras para poupar os filhos do sofrimento. Afinal, o que é correto fazer?

 

pessoa de preto com flores na mão

Se você não souber como explicar para o seu filho, procure a ajuda de um psicólogo para lidar com a situação FOTO: shutterstock.com

Não minta

A verdade machuca na mesma intensidade em que conforta. Isso mesmo! Sera muito pior para a criança descobrir com o tempo que você mentiu para ela. Além disso, quando não sabemos o que realmente aconteceu, imaginamos. “E a imaginação é poderosa, tem asas que alcançam voos altos e seguem o rumo de nossas apreensões e emoções. Nada mais saudável que saber a verdade, por mais dura que possa ser, pois nos permite lidar com a realidade como ela é, sem armadilhas”, orienta a psicóloga Ana Cássia Maturano. Isso significa que dizer que “o vovô foi viajar” ou que o “cachorro fugiu” não são as opções mais adequadas. Para a educadora Jurema Esteban, a sinceridade é o melhor caminho. Os pais devem deixar claro que a pessoa morreu e não voltará mais. A partir desse ponto, cada criança reagirá de uma forma – e os pais devem estar prontos para lidar com a situação.

 

mulher abraçada com dois filhos

Saber a verdade é a melhor forma de superar uma perda FOTO: shutterstock.com

Na escola…

O que pode ajudar nesse processo de compreensão e aceitação da morte é um apoio mútuo entre familiares e professores. Para a educadora, o papel da escola é fundamental e pode acelerar a superação. “O trabalho em conjunto com a família ajuda a superar a crise com mais facilidade, principalmente quando envolve crianças muito pequenas.” Por isso, professores devem abordar o assunto em aula, de maneira a preparar as crianças para a situação e acolhê-las quando vivenciarem uma perda. “Como o comportamento das pessoas ao redor interfere no enfrentamento das perdas, uma intervenção adequada no momento certo é de grande importância, podendo ajudar no encaminhamento do luto e no restabelecimento das condições emocionais dos pequenos”, explica.

 

 

Texto Redação Alto Astral |  Consultoria Ana Cássia Maturano, psicóloga; Jurema Esteban, educadora

 

Leia também: