Descubra quais são os 10 alimentos que favorecem o cérebro do bebê e das crianças

Carne vermelha, leite e ovos estão entre os indicados para os pequenos!

aleitamento materno, mulher amamentando o bebê; cérebro do bebê
Por Edgard Vicentini - 29/04/2019

Foto: iStock

A alimentação não influencia apenas na estrutura cerebral, mas também nas suas funções cognitivas e mentais. Dessa maneira, é fácil entender porque ela é tão importante no desenvolvimento saudável dos bebês e das crianças. As vitaminas do complexo B, por exemplo, possuem um papel importantíssimo na manutenção e na saúde das células cerebrais e do sistema nervoso: “Elas atuam na formação dos neurotransmissores, das células sanguíneas na medula óssea, auxiliam em diversas etapas do metabolismo corporal, na obtenção de energia, e síntese de hormônios”, explica a nutricionista Ariane Pereira. Conheça agora uma lista com 10 alimentos que favorecem o cérebro do bebê e são importantes na alimentação dos pequenos!

1. Carne vermelha

 

carne vermelha

Foto: Pixabay

 

A carne é fonte de grande parte das vitaminas do complexo B e é uma excelente opção para quem busca uma boa quantidade desses nutrientes. Além disso, o cérebro utiliza os aminoácidos obtidos na quebra das proteínas para produzir novos neurotransmissores.

 

2. Leite

 

Mulher colocando leite no copo; cérebro do bebê

Foto: Pixabay

 

Mesmo após a amamentação – que é extremamente importante para a saúde do bebê – o consumo de leite deve ser mantido no cardápio da criança. A bebida possui uma grande quantidade de vitaminas B e cálcio, melhorando o desenvolvimento do cérebro e dos ossos.

3. Sementes oleaginosas

 

Sementes

Foto: Pixabay

 

São ricas em zinco, mineral responsável por aguçar a capacidade cognitiva.

4. Vegetais de cor verde-escura

 

Espinafre verde

Foto: Pixabay

 

O espinafre é um exemplo de verdura rica em ácido fólico, substância essencial para futuras mamães e bebês, pois atua no desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

5. Frutos do mar

 

Peixe cru; cérebro do bebê

Foto: Pixabay

 

“A tirosina presente nos frutos do mar é fundamental para os neurotransmissores noradrenalina e dopamina existirem”, aponta Ana Rosa Costa, nutricionista. Esses elementos podem ser classificados como combustíveis do cérebro.

6. Frutas vermelhas

 

Conheça 10 alimentos que favorecem o cérebro do bebê!

Foto: iStock

 

Frutas como uva, framboesa e amora contêm flavonoides, que protegem os neurônios e melhoram a memória, itens essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos. Elas também contêm vitamina C, que aumenta a imunidade e evita a ação dos radicais livres.

7. Peixes de águas frias

Peixes

Foto: Pixabay

 

Espécies como salmão, sardinha, atum e cavala são importantes para a formação do cérebro, pois são ricas em ômega-3.

8. Ovo

 

Ovo repartido ao meio

Foto: Pixabay

 

A colina presente na gema do ovo auxilia na transmissão dos impulsos nervosos e melhora a capacidade de raciocínio.

9. Chia

 

Chia no pote; cérebro do bebê

Foto: Pixabay

 

É considerada uma das maiores fontes de ômega 3. A pequena semente se destaca pois auxilia o funcionamento dos neurônios e melhora a atividade cerebral.

10. Brócolis

Brócolis verde

Foto: Pixabay

 

Entra no grupo dos vegetais de coloração escura e é um excelente agente para a memória. Além disso, o brócolis é rico em diversas outras vitaminas importantes para o crescimento saudável.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador | Consultoria: Ana Rosa Costa e Ariane Pereira, nutricionistas

 

Agora que você já sabe quais são os alimentos que fazem bem para o  cérebro do bebê, compartilhe essa informação com as mamães que conhece!

 

LEIA TAMBÉM: