Parece mentira, mas o açaí ajuda a emagrecer! Veja como

Na medida certa, o açaí ajuda emagrecer, pois ele possui muitas propriedades benéficas para quem busca o corpo ideal. Confira mais sobre o assunto!

None
Antioxidantes e rico em fibras são algumas das vantagens do açaí para a dieta FOTO: istock.com;getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/07/2017 às 11:00
Atualizado às 12:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se para você que está querendo perder peso, mas não resiste a um açaí delicioso, fique sabendo que não é necessário evitá-lo. Sabe por quê? Essa fruta possui propriedades emagrecedoras. Isso mesmo. Alguns mitos foram criados em torno do consumo de açaí, entre eles, o de que quem quer reduzir a  gordura e peso não podem consumi-lo. Porém, a nutricionista Thais Moltocaro, parceira do Villa Roxa (fábrica de açaí) garante que o açaí ajuda emagrecer. “É uma fruta mais calórica que outras, mas tem propriedades importantes que a tornam indispensável para a dieta”, explica.

Rico em fibras

O açaí ajuda emagrecer por ser uma das frutas que mais possuem fibras (principal aliada da perda de gordura). “Quando consumimos itens integrais, vegetais e saladas, estamos aumentando o consumo de fibras e fazendo nosso corpo funcionar melhor em todos os sentidos”, esclarece a nutricionista. A fibra diminui a absorção dos carboidratos. Ao ingeri-las, o corpo gasta mais energia para quebrar as moléculas, gastando também mais tempo nesse processo, além de auxiliar no funcionamento ideal do intestino. “Inclusive, a saciedade é prolongada, por isso, quando comemos fibras, demoramos mais tempo para sentir fome novamente”, conta.

açaí com aveia

O que você inclui no açaí na hora de comer conta bastante. Você pode potencializar os seus benefícios ou não. FOTO: shutterstock.com

Possui gordura boa

A gordura presente nessa fruta é a chamada “gordura boa”, pois ao invés de contribuir para o aumento de peso, faz a ação contrária, estimulando o metabolismo, que ao funcionar corretamente e acelerado, faz o organismo queimar calorias. “Então, o alto índice de calorias dessa fruta não tem o efeito que a lenda popular acredita. Basta apenas consumi-la na quantidade ideal”, argumenta Thais.

Cor poderosa

Outro fator essencial que colabora para o fato de que o açaí ajuda emagrecer é a chamada antocianina, responsável pela cor roxa da fruta, assim como a uva, um potente antioxidante. Essa substancia protege as células saudáveis do corpo dos radicais livres, que, por sua vez, são os responsáveis pelo envelhecimento e doenças, como a obesidade, por exemplo. Por causa dessa substancia, as artérias ficam livres dos depósitos de gordura, evitando o aumento do índice de colesterol.

Dica de especialista

A nutricionista destaca que todos os alimentos que consumimos precisam ser dosados na medida certa. “Não indicamos que as pessoas comam porções grandes de produtos integrais, por exemplo. Com o açaí, não é diferente. Ele é essencial para uma dieta equilibrada e precisa ser consumido substituindo lanches, em porções de até 100g, uma vez ao dia”, finaliza.

Fonte: Thais Moltocaro, nutricionista – Villa Roxa

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.