Abacaxi e gengibre: conheça o poder dessa dupla!

Quando combinados, o abacaxi e o gengibre têm seus benefícios potencializados e se tornam importantes aliados da saúde e do bem-estar.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/01/2017 às 13:20
Atualizado às 13:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já deve ter ouvido falar que o abacaxi é uma ótima escolha para sobremesa, certo? Mas tem ideia do motivo dessa afirmação? É que ele apresenta propriedades digestivas, ou seja, contribui para a sensação de alívio após as refeições mais pesadas. Além disso, por ser rico em água, ajuda a combater o inchaço e permite que o processo de emagrecimento tenha mais sucesso.

Outro alimento que é um amigo e tanto da boa forma e da saúde é o gengibre. Com seu efeito termogênico, ele acelera o metabolismo e torna a queima calórica mais eficaz. De quebra, seus nutrientes combatem inflamações e bactérias, blindando o organismo contra diversas doenças. Se separados eles já são garantia de sucesso, você consegue imaginar as vantagens de consumi-los juntos?

abacaxi-gengibre-aliados

Foto: iStock.com/Getty Images

Para fazer as pazes com a balança

Quem é que nunca quis perder os quilinhos extras, seja por questão de saúde ou para valorizar a autoestima? Sabe-se que, para ver isso acontecer, é necessário manter uma dieta equilibrada e saudável, além de praticar atividades físicas com regularidade. Mas, além dessas atitudes – que promovem um ganho muito especial para todas as áreas da saúde -, é possível contar com aliados especiais, que aceleram a perda de peso, como é o caso do abacaxi e do gengibre. “Ao consumir essa raiz, o organismo utiliza mais energia, acelerando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais calorias. A zingiberina pode aumentar em até 20% a velocidade do metabolismo. Portanto, o gengibre pode ser um aliado do emagrecimento quando associado a dieta e ao exercício físico”, pontua a nutricionista Heloisa Teves Scattini. Ao lado do abacaxi, esses efeitos se multiplicam, já que a fruta ainda ajuda a combater a retenção de líquidos e o inchaço.

Foto: Shutterstock

Digestão em ordem

O gengibre é consumido em todo o mundo como uma especiaria e um agente aromatizante. Além disso, tem uma longa história no uso medicinal, com benefícios terapêuticos, inclusive para problemas que afetam o processo digestivo, tais como indigestão, flatulência, náuseas e dor abdominal. “Ele contêm substâncias fenólicas, que são cetonas aromáticas conhecidas como gingerois, que são os componentes farmacologicamente mais ativos e responsáveis por estes benefícios”, explica a nutricionista Fernanda Paulucci. E adivinha quem também é indicado para favorecer a digestão? Acertou em cheio quem respondeu abacaxi! “A fruta auxilia na digestão devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas)”, conta a nutricionista Daniela Jobst.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Daniela Jobst, Fernanda Paulucci, Heloisa Teves Scattini e Karolinne Hartung, nutricionistas

LEIA TAMBÉM: