Connect with us

O que você está procurando?

A trombose pode ser evitada a partir de hábitos saudáveis simples e acompanhamento médico. Esclareça 4 dúvidas sobre essa doença!
- Foto Shutterstock

Descubra 4 mitos e verdades sobre a trombose

A trombose pode ser evitada a partir de hábitos saudáveis simples e acompanhamento médico. Esclareça 4 dúvidas sobre essa doença!

Caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo, a trombose pode ser evitada a partir de hábitos saudáveis simples e acompanhamento médico. Contudo, ainda existem algumas dúvidas sobre a doenças – e você vai saná-las agora!

 

mulher medica menina doenca trombose

Foto Shutterstock

 

1. É possível prevenir a trombose?

VERDADE. Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode tomar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas no cotidiano. Algumas das dicas são: exercitar-se ou fazer pequenas caminhadas regularmente; controlar o peso; evitar o cigarro; movimentar as pernas durante longos períodos sentada; usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica.

2. Anticoncepcional é uma das principais causas?

MITO. Existe uma correlação do uso dos anticoncepcionais com o tromboembolismo venoso. O aumento do risco relativo de trombose associado a estes é de duas a sete vezes maior quando comparamos mulheres da mesma idade que usam verso aquelas que não fazem uso. O vilão da história é o estrógeno, que interfere no equilíbrio da coagulação favorecendo a formação de trombose.

 

mulher medica consulta idosa exame trombose

Foto Shutterstock

 

3. Gestantes podem desenvolver a doença?

VERDADE. O corpo da mulher passa por uma série de mudanças durante a gravidez. O organismo se prepara para a situação do parto, aumentando as substâncias pró coagulantes no sangue. O resultado é um risco seis vezes maior de trombose durante a gestação. No período de pós-parto, durante aproximadamente 40 dias, esse risco chega a ser 15 vezes maior.

4. Apenas mulheres têm o problema?

MITO. A incidência de trombose é igual nos dois sexos quando não estratificado por faixa etária. Quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência é um pouco maior nas mulheres exatamente pela maior exposição a fatores de risco, como os anticoncepcionais e gestações.

 

Fonte Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), por meio do Comitê de Trombose e Hemostasia

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Todas as doenças hereditárias são genéticas, mas nem todas as doenças genéticas são hereditárias. Afinal, como diferenciar um tipo do outro? Descubra!

Estilo de vida

A perda de peso e a prevenção do envelhecimento precoce estão entre os principais benefícios do limão e do suco detox. Saiba mais sobre o assunto!

Estilo de vida

A saúde da glândula tireoide ainda gera algumas dúvidas? Confira as três mais comuns e seus esclarecimentos para ganhar saúde!

Estilo de vida

Já acostumou a comer os mesmos alimentos sempre? Não sabe como inovar no cardápio? Então veja algumas dicas que você pode incluir na dieta!

Estilo de vida

Um em cada cinco brasileiros consome doces em excesso, ou seja, cinco vezes ou mais na semana (de acordo com dados do Ministério da Saúde).

Estilo de vida

Você leva uma vida sedentária e não sabe como começar uma atividade física? Então confira 3 dicas que estão na moda e escolha a melhor pra você!

Estilo de vida

Quer ter a barriga negativa? Então confira quais são os erros que você está cometendo na dieta e confira como solucioná-los!

Estilo de vida

Confusão mental, dificuldade para resolver problemas e mudança de comportamento podem indicar o Alzheimer. Veja também como procurar ajuda