Tenha mais facilidades nos estudos com São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino é o santo patrono das escolas católicas. Com o lema de "contemplar e transmitir o fruto da contemplação", é celebrado em 28/01

None
Imagem: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/01/2017 às 12:37
Atualizado às 12:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Filósofo e um dos maiores teólogos da Idade Média, São Tomás de Aquino é o patrono das universidades e escolas católicas. Nasceu no ano de 1225 e fugiu de casa quando tinha 19 anos para tornar-se padre dominicano. Sua família era contra sua ideia de seguir a vida cristã e sua mãe tentou fazê-lo desistir enclausurando-o e obrigando-lhe a obedecer. A atitude de sua mãe não deu resultados e São Tomás de Aquino se tornou um pregador oficial. Escreveu várias obras e seus estudos ainda influenciam a teologia da atualidade. Seu lema de vida era “contemplar e transmitir o fruto da contemplação”. Reze pelo santo em 28 de janeiro, dia de sua celebração litúrgica.

São Tomás de Aquino com livros

Imagem: iStock

Oração a São Tomás de Aquino para os estudos

“Ó, poderoso Criador, que, além do tesouro da sabedoria, ordenou três hierarquias de anjos, e as colocou, maravilhosamente, acima dos céus e sabiamente distribuiu as partes do mundo. Tu, que é chamado a verdadeira fonte de luz e sabedoria, derrame sobre as trevas do meu entendimento, o duplo feixe do teu brilho. Retira-me das trevas do pecado e da ignorância. Tu, que consegues fazer eloquente a língua dos mudos, auxilia a minha língua e deita sobre os meus lábios a graça da tua bênção. Dá-me rapidez de compreensão, capacidade de retenção, sutileza da interpretação, facilidade na aprendizagem e a graça de falar. Guia-me daqui para frente, através de Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Prece a São Tomás de Aquino para auxílio nos estudos

“Concedei-nos ó Deus, assim como fizestes com vosso glorioso São Tomás de Aquino, as virtudes da procura pela santidade e amor à educação. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso estudo, a começar por todos aqueles que trabalham em minha escola. Ajudai-me a ver a dedicação de diretores, professores e colegas de classe e, que eu saiba valorizar o ensino que, por bondade de Deus, tenho acesso. Dai-nos vossa sabedoria para entendermos todas as matérias e auxiliar aqueles que não têm acesso a uma aprendizagem de qualidade. De posse destes dons, nos comprometemos a transmitir aquilo que aprendemos a todos e a colocar em prática os bons frutos dentro de nossa futura profissão. Que o espírito santo nos conceda o dom da ciência. Amém.”

Glorificação a São Tomás de Aquino

“Dai-nos forças poderosas e celestiais para que consigamos lutar para não faltar nosso alimento diário, o vestuário necessário e a condição de vida apropriada para termos um pouco de dignidade e sobrevivência. Não nos permita apenas pedir o auxílio, mas nos ensina a rezar para conquistá-lo, por meio de vossa justiça e bênçãos divinas, meu querido São Tomás de Aquino. Olhai por nós em sua total luz. Assim seja.”

Fonte: Orações de Todos os Tempos da Igreja, Professor Felipe Aquino (org.), Ed. Cleófas, 2ª edição

Oração de São Tomás de Aquino

“Onipotente e sempre terno Deus, aproximo-me do sacramento do vosso unigênito filho, nosso senhor Jesus Cristo, e venho como enfermo ao médico da vida, como pecador à fonte da misericórdia, como cego à luz da eterna claridade, como pobre e indigente ao Senhor do céu e da Terra. Imploro, pois, a abundância da vossa imensa generosidade, para que vos digneis curar-me da minha enfermidade, purificar-me do pecado, libertar-me da cegueira, substituir a minha pobreza com a vossa riqueza, vestir a minha nudez, a fim de poder receber o pão dos anjos, o rei dos reis, o senhor dos senhores, com tanto respeito e humildade, com tanta contrição e afeto, com tanta pureza e fé, com o propósito e a intenção que convêm à salvação da minha alma. Peço-vos que me concedais receber não só o sacramento do vosso corpo e sangue, mas também a graça e a virtude do sacramento. Ó Deus de bondade, concedei-me receber de tal modo o corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, que possa merecer incorporar-me no seu corpo místico e ser contado no número dos seus membros. Ó Pai amantíssimo, concedei-me que o vosso Filho querido, ao qual nesta vida terrena me disponho agora a receber, encoberto pelo véu do sacramento, possa um dia contemplá-lo face a face onde ele vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.”

Fonte: O Livro das minhas Orações, Padre Mário Santos (org), Editora Paulus, Edição 10

LEIA TAMBÉM

Edição: Thomás Garcia/Colaborador | Design: Deicimar Machado