ESTILO DE VIDA

Grávidas: 10 dúvidas sobre o que é proibido e liberado para elas!

Durante a gestação, aparecem muitas dúvidas sobre o o que as grávidas podem ou não podem fazer. Confira 10 respostas sobre os principais questionamentos!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 17:41
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Planejada ou não, a gravidez é sempre um momento especial na vida da mulher. Apesar de toda felicidade que o nascimento de um bebê traz para a família, essa etapa gera muitas dúvidas sobre o que pode o que não pode ser feito pelas grávidas. Para tentar sanar algumas questões e tranquilizar o dia a dia das futuras mamães, confira as respostas das principais questões!

gravidas-mulher-esmalte-unha

FOTO: Shuttersck

1.Esmaltar as unhas

Se já era um hábito da gestante, ela pode continuar sem medo! Inclusive, pode até remover a cutícula. O único cuidado é em relação à higiene dos produtos utilizados. O mais indicado é a mulher levar seu próprio kit de manicure.

gravidas-depilacao-cera

FOTO: Shutterstock

2.Depilar com cera

A maioria das mulheres se incomoda muito com os pelos do corpo, especialmente os localizados na região da axila, virilha e pernas. Para driblar o problema, o uso de cera e lâmina está liberado. Atenção apenas ao laser: como não foram feitos testes em grávidas, os profissionais da área pedem para evitar esse procedimento.

gravidas-tingir-cabelo

FOTO: Istock.com/Getty Images

3.Tingir o cabelo

Alguns médicos liberam as grávidas para colorir os fios a partir do quarto mês de gestação. Outros já preferem que elas fiquem toda a gravidez sem pintar o cabelo. Essa divergência de opiniões é porque ainda não se sabe se o couro cabeludo é capaz de absorver as substâncias do produto, por isso pede-se cautela nos primeiros meses. Vale lembrar que permanente, escova progressiva e alisamento estão proibidos até o final do período.

Saiba mais:

Como cuidar da alimentação durante a gravidez

Hipertensão durante a gravidez

Sexo e gravidez: dicas de como conciliar os dois

gravidas-dirigindo

FOTO: Shutterstock

4.Dirigir

Outro assunto que gera controvérsias! Tem médico que libera a gestante até o sétimo mês de gravidez. Tem também aqueles que permitem que a grávida dirija até o final. E, em alguns casos, há profissionais que proíbem a direção desde os primeiros meses. O mais recomendado é conversar com o obstetra e avaliar cada caso individualmente.

gravidas-tratamento-dentes

FOTO: Shutterstock

5.Fazer tratamento odontológico

É muito importante que as grávidas façam tratamentos dentários, pois doenças bucais estão relacionadas a partos prematuros e bebês que nascem abaixo do peso. No começo da gravidez, quando a barriga ainda não aparece, é importante que a mulher alerte o dentista sobre o seu estado para que ele saiba os produtos que pode ou não usar, como as anestesias.

gravidas-laxante-banheiro

FOTO: Shutterstock

6.Tomar laxante

É comum a gestante sofrer com prisão de ventre, e a melhor maneira de prevenir e até driblar o problema é cuidar da alimentação. Se mesmo consumindo alimentos ricos em fibras e bebendo muita água o intestino teimar em continuar preso, o médico poderá indicar uma opção natural de laxante. É importante que a mulher respeite a dosagem recomendada e que consuma apenas quando o profissional achar necessário.

gravidas-comida-japonesa

FOTO: Glow Images

7.Consumir comida japonesa

Apesar de a toxoplasmose não ser causada pela ingestão de peixe cru, o recomendado é evitar o hábito durante a gestação. Aliás, qualquer tipo de carne crua deve ser evitado, assim como a ingestão de legumes, frutas e verduras mal lavados.

gravidas-animal-estimacao

FOTO: Shutterstock

8.Ter bichinho de estimação

Não só pode como deve! No entanto, a futura mamãe precisa tomar alguns cuidados, especialmente se tiver gatinhos em casa. Isso porque alguns felinos têm o costume de sair para a rua, ficando expostos a parasitas transmissores da toxoplasmose. Como a contaminação se dá através das fezes, sempre depois de fazer carinho no animal de estimação, é importante fazer a higiene correta das mãos. E, na hora de limpar a caixinha de areia, o ideal é que outra pessoa exerça essa função.

gravidas-drenagem-linfatica

FOTO: Shutterstock

9.Fazer drenagem linfática

O método é muito eficaz contra o inchaço, no entanto, nem toda gestante está liberada. Antes de fazer a drenagem, a grávida deve perguntar ao médico se ela está autorizada e com qual frequência a técnica poderá ser feita. Além disso, é preciso procurar um fisioterapeuta com certificado médico para a execução da drenagem, caso contrário, pode ocorrer o risco de lesão vascular.

gravidas-cafe

FOTO: Istock.com/Getty Images

10.Beber café

Para as gestantes que sofrem com azia, a bebida tende a piorar os sintomas, já que o café tem efeito estimulante. Se a vontade for muita, a mulher pode beber até duas xícaras pequenas por dia, de preferência, antes das 18h!