Connect with us

O que você está procurando?

Saber exatamente quanto de altura alguém mede ou o peso de alguma coisa. Tirar medidas sempre foi uma curiosidade do ser humano
- FOTO: Shutterstock Images

Medidas: um velho hábito do ser humano

Saber exatamente quanto de altura alguém mede ou o peso de alguma coisa. Tirar medidas sempre foi uma curiosidade do ser humano

A vontade do ser humano de tirar medidas das coisas não vem de hoje. No decorrer da História, pode-se encontrar diversas tentativas que se confirmaram como fundamentais para invenções que melhoraram a qualidade de vida da sociedade. Alguns exemplos são as descobertas das velocidades dos objetos e da luz, a gravidade e a distância entre os planetas e o sol.

Quando as questões físicas não davam mais conta de satisfazer essa necessidade (já que o ser humano conseguiu avaliar quase tudo ao seu redor), a atenção voltou-se para coisas abstratas. Com isso, pesquisadores passaram a estudar as capacidades cognitivas.

medidas-régua-papel

FOTO: Shutterstock Images

Interesse por medidas abstratas

Por meio de um dos primeiros métodos utilizados para essa finalidade, chamado frenologia, profissionais analisavam a estrutura do crânio do paciente (verificando suas dimensões, por exemplo) e, com o auxílio dos resultados obtidos, tentavam estabelecer alguns quesitos, como a personalidade e as habilidades intelectuais dele.

“Os frenologistas acreditavam que todas as características de um indivíduo estavam abrigadas em localizações específicas do cérebro. Então, eles chegavam a medir a cabeça, e, caso houvesse um calombo na parte de trás da cabeça, ele poderia ter mais habilidade em determinada função”, explica o doutor em ciências médicas Marcelo Batistuzzo.

Essa apropriação inicial de procedimentos físicos (que logo caiu por terra) não estava totalmente equivocada, pois, juntamente ao avanço tecnológico ocorrido nos anos seguintes, essas análises serviram de base para que fossem identificadas as regiões cerebrais ligadas às potencialidades cognitivas.

 

Saiba mais!

QI: veja o que esse teste diz sobre a inteligência

Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas: 8 formas diferentes de classificar gênios

Linguagem visual estimula a inteligência?

 

Texto e entrevista: Victor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Marcelo Batistuzzo, doutor em ciências médicas

Advertisement

Estilo de vida

Os exercícios físicos são aliados da saúde, pois afastam a obesidade e ainda combatem doenças como diabetes, asma e fibromialgia.

Estilo de vida

Além do aquecimento prévio, é preciso tomar alguns cuidados também durante e após a corrida: forma de pisar, alongamento, entre outros

Estilo de vida

Os pés de quem corre com frequência pode ser afetado por problemas que comprometem o bem-estar, como frieiras e rachaduras.

Estilo de vida

Na hora de adoçar um bolo ou até mesmo o famoso café, geralmente, quem deseja perder alguns quilos, opta pelos adoçantes. Mas será que funciona? Confira!

Estilo de vida

Em alguns casos, os medicamentos são necessários para controlar a ansiedade e deixar a mente tranquila. Veja os remédios mais usados no tratamento.

Estilo de vida

Dependendo dos sintomas e gravidade da ansiedade, o uso de medicamentos é necessário para controlar o transtorno e deixar a mente mais tranquila

Estilo de vida

Superar a ansiedade pode não ser fácil, mas histórias de quem já passou pelo transtorno ajudam quem sofre com o problema. Confira este relato!

Estilo de vida

Cultivar o que come já foi muito comum um dia. Hoje, isso se perdeu e muitos não sabem, mas essa atitude colabora para a qualidade do cardápio e da saúde.