Connect with us

O que você está procurando?

Consumido sem moderação, o sódio pode se tornar o grande vilão da dieta e da saúde. Saiba mais sobre quais são os níveis ideais para o consumo!
- Foto: Shutterstock.com

Sódio: conheça os problemas de consumir esse mineral em excesso!

Consumido sem moderação, o sódio pode se tornar o grande vilão da dieta e da saúde. Saiba mais sobre quais são os níveis ideais para o consumo!

O sódio é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo mas, em excesso, pode causar sérios prejuízos à saúde. Usado para aumentar o prazo de validade dos alimentos industrializados, o sódio está presente no dia a dia dos brasileiros de diferentes maneiras, e engana-se quem pensa que ele é utilizado apenas em produtos salgados, os doces também levam boas quantidades deste conservante. Entenda a porção ideal a ser consumida por dia e como fugir do exagero.

Além do ideal

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5g de sal (uma colher de chá) – equivalente a 2g de sódio – é a quantidade ideal para o consumo diário para pessoas saudáveis. Segundo pesquisas, o brasileiro consome mais que o dobro do indicado, em média 11,38g de sal. Evitando o exagero, você contribui para a perda de peso, pois se livra da retenção de líquidos. Isso porque, para cada 9g de sal ingeridas, o organismo retém um litro de água.

Sal grosso com medidor de madeira

Foto: Shutterstock.com

Entenda a diferença

O sal de cozinha é o cloreto de sódio, sendo que 1g de sal contém 0,4g de sódio. No caso dos alimentos processados, até mesmo os doces podem conter sal, pois o mineral é usado pela indústria para manter os produtos conservados por mais tempo e ressaltar o seu sabor. As embalagens trazem o valor em sódio, basta multiplicar a quantidade descrita no pacote por 0,00254 e você saberá quanto de sal está consumindo.

Evite o perigo

O grande risco do consumo excessivo de sódio é desenvolver problemas cardiovasculares, como a hipertensão. O mineral faz com que o volume do sangue aumente, sobrecarregando o coração, e ainda leva a um descontrole nas concentrações e excreções de outros minerais no organismo, como potássio e cálcio, contribuindo para o surgimento de doenças, como osteoporose e pedras no rim. Para reduzir o risco, não há segredo: a quantidade do mineral deve ser diminuída no prato e ficar de olho nos rótulos e embalagens.

Texto: Redação Alto Astral | Fonte: Portal do Departamento de Atenção Básica, SUS; Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-2009) e Pesquisa Anual de Serviços (2009), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Precisando de um up na sua dieta? Confira o cardápio detox e antigordura que trouxemos para você e sinta os benefícios para a silhueta e a saúde!

Estilo de vida

A nutricionista Flávia da Silva Santos preparou um cardápio de uma semana com refeições deliciosas que vão fazer com que você elimine até 4kg em 30 dias

Estilo de vida

Parou de emagrecer mesmo fazendo tudo certinho? Saiba como se livrar do efeito platô e continuar mantendo a forma com saúde

Estilo de vida

Será poeira, vírus ou é culpa da estação? Saiba como a rinite atinge nosso organismo e aprenda formas de aminar os sintomas.

Estilo de vida

Você sabia que o transtorno bipolar é causa de incapacitação? A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as alterações de humor prejudicam o paciente!

Estilo de vida

Aquele seu som favorito pode ser muito mais prazeroso do que você imagina. Conheça os benefícios da musicoterapia para sua saúde

Estilo de vida

A herpes é um problema muito comum, principalmente nos lábios. Confira mais sobre esse problema e descubra como prevenir-se!

Estilo de vida

Inclua a banana verde nas refeições e deixe a sua dieta mais saborosa e versátil, para que você consiga obter os resultados que deseja sem muito esforço