1° passo – De olho na alimentação
*Se deseja secar o abdome, evite ingerir pães, doces e massas na hora do jantar.
*Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.
*Alimente-se a cada três horas.
*Controle o consumo de alimentos que causam fermentação como cerveja, açúcar, leite integral, queijo amarelo, refrigerantes e sal em excesso.
*Produtos industrializados e frituras são os seus principais inimigos.
*Quando sentir vontade de adoçar o paladar, prefira as opções menos calóricas: gelatina diet, picolé de fruta ou um pedaço pequeno de chocolate meio amargo. “Essas sugestões devem ser consumidas em quantidades moderadas”, aconselha a nutricionista Fernanda Soares.

Foto: iStock.com/Getty Images
SAIBA MAIS
10 dicas para modelar o seu corpo!
5 hábitos que estragam a dieta!
Água morna é poderosa para secar a barriga!
2° passo – Malhar é preciso!
*Para queimar as gordurinhas da região abdominal, comece fazendo uma caminhada por 20 minutos, três vezes na semana. “De preferência, intercale os dias da caminhada”, sugere o personal trainer Rogério Martins.
*Eleve o ritmo da caminhada. O ideal é que você aumente 5 minutos por semana, até chegar a 1 hora.
*Não deixe de lado o famoso exercício de flexão abdominal, pois é ele que vai melhorar a resistência e a aparência da barriga.
*Comece os exercícios com 3 séries de 10 repetições. Aumente o número de repetições gradativamente e adicione pesos sobre o peito para intensificar a atividade.
3° passo – Mude seus hábitos para secar o abdome
*Procure ficar com o abdome contraído enquanto realiza os seus afazeres diários. Essa prática ajuda no enrijecimento muscular da barriga, prevenindo o indesejável abdome flácido.
*Ficar muito tempo sentada contribui para o acúmulo de gordura na região abdominal. Para evitar o problema, mantenha a postura ereta e não curve os ombros para frente.
*Crie o hábito de ir ao banheiro todos os dias! O intestino precisa de uma rotina diária para funcionar corretamente.
*Misture mel com açúcar e faça uma massagem esfoliante durante o banho. Depois, enxágue com água morna. Isso evitará que você retenha líquido e, consequentemente, irá contribuir, para secar o abdome.
Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Fernanda Machado Soares, pós-graduada em Nutrição Clínica e Ortomolecular, do Rio de Janeiro (RJ), www.fernanda-machado.com; Rogério dos Santos Martins, coordenador e personal trainer da Personal