Cursos on-line que ensinam tudo sobre fotografia e tratamento de imagem

Gosta de tirar fotos mas não tem muita noção? Do clique ao tratamento de imagens, cursos on-line ensinam tudo o que você precisa saber sobre fotografar

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 13:28
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O registro de momentos que marcam a vida das pessoas é um recurso importante para deixar gravado na memória cada detalhe de um dia especial. É por isso que desde o seu surgimento até os dias atuais a fotografia não para de ganhar adeptos. Às vezes, mais que isso: apaixonados. Com o avanço da tecnologia, novos equipamentos com mais recursos chegam ao mercado diariamente. Saber como utilizá-los para aprimorar as técnicas de fotografia é o desejo de muita gente. Alguns cursos on-line podem ajudar você nesta tarefa. Confira a lista a seguir e escolha o que melhor corresponde aos seus desejos.

Homem, fotógrafo, câmera fotográfica

FOTO: Shutterstock.com

Fotografia digital

Site:http://www.primecursos.com.br/fotografia-digital/

Carga horária: 35 horas.

Quem pode fazer? Todos que se interessam pelo tema.

Como funciona? O curso é gratuito e tem ênfase em imagem digital. Assuntos como a composição da imagem, os dispositivos de exposição, dicas na hora de escolher um equipamento e como fotografar compõem o conteúdo programático do curso. Os alunos que desejarem obter certificado de conclusão devem efetuar pagamento de taxa.

Cursos de Fotografia eduK

Site:http://www.eduk.com.br/categorias/7-design-e-fotografia

Carga horária: varia de acordo com o curso escolhido.

Quem pode fazer? As indicações mudam de acordo com cada curso.

Como funciona?  O portal eduK oferece diversos cursos on-line para interessados em aprender ou se aprofundar nas técnicas de fotografia. Os temas são variados e vão dos fundamentos básicos  aos pontos especializados, como técnicas para fotografar bebês, gestantes, casamentos, aniversários, entre outros eventos. Há também cursos para quem quer aprender a tratar imagens e a diagramar álbuns. Os interessados têm duas opções de acompanhamento: a gratuita e a paga. A versão gratuita é disponibilizada ao vivo, no momento em que o curso é realizado, e é reprisada algumas vezes na semana, em horários informados previamente. Quem quiser participar, portanto, deve acompanhar a programação e ficar atento aos dias e horários. Para essa opção também é possível reservar lugar no curso. Assim, o site informa você quando a transmissão está prestes a começar. Para quem se interessar, há também a opção paga, que possui benefícios a mais em relação à versão gratuita. Nessa modalidade, é possível escolher e assistir aos cursos comprados quantas vezes você quiser e em qualquer horário. Além disso, o site fornece certificado de conclusão e material complementar para baixar.

Introdução à Fotografia Digital

Site:http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx

Carga horária: 27 horas.

Quem pode fazer? Todos. Não há pré-requisitos.

Como funciona?  O curso oferecido pela Escola Virtual da Fundação Bradesco ensina o aluno a fotografar melhor, a identificar elementos fundamentais que compõem uma foto e a utilizar técnicas e recursos existentes para aprimorar a fotografia. O curso é gratuito. Para se inscrever basta acessar o site e preencher o cadastro. Há prazo para conclusão e o certificado só poderá ser solicitado após realização de uma prova.

 VEJA MAIS

Cursos on-line para aprender a organizar eventos

Sebrae oferece cursos on-line sobre empreendedorismo

7 cursos on-line de estética e beleza

Aprenda sobre decoração sem sair de casa com cursos on-line

Cursos on-line para perder o medo de falar em público

Aprenda tudo sobre construção com cursos on-line

Edição de imagens para fotógrafos

Site:http://www.iped.com.br/fotografia-e-video/curso/edicao-de-imagens-para-fotografos

Carga horária: 20 horas.

Quem pode fazer? Todos que se interessam pelo tema.

Como funciona?  O objetivo deste curso é ensinar sobre as opções que são novidade no Photoshop CS5.1. Fazem parte do conteúdo técnicas e ferramentas que prestam ao trabalho de uniformizar a pele, trabalhar melhor as cores, apagar elementos indesejados, dar profundidade de campo, etc. Para participar o aluno deve se cadastrar no site e realizar a matrícula no curso. Há também as opções pagas, que oferecem maior carga horária e benefícios como certificado entregue em casa.

Fotojornalismo pelo MIT

Site:http://ocw.mit.edu/courses/writing-and-humanistic-studies/21w-749-documentary-photography-and-photojournalism-still-images-of-a-world-in-motion-spring-2009/index.htm

Carga horária: não definida.

Quem pode fazer? É preciso entender bem inglês e ter noções básicas de fotografia.

Como funciona?  O Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos, oferece cursos voltados para a fotografia de ambiente em tempo real, com ênfase em fotojornalismo. Contudo, vale salientar que o curso se trata de um refinamento de olhar voltado para a fotografia documental e não traz noções básicas do tema. Os alunos interessados devem baixar a lista de leituras disponibilizada pelos curadores do curso e podem completar o programa em seu próprio ritmo. Além disso, há uma lista de livros que podem ser adquiridos. O curso é gratuito e requer inglês avançado.

Fotografia

Site:http://www.iped.com.br/fotografia-e-video/curso/fotografia

Carga horária: 20 horas.

Quem pode fazer? Todos que se interessam pelo tema.

Como funciona? O conceito e história da fotografia, sua evolução através do tempo, as etapas da fotografia digital e técnicas básicas de tratamento de imagem em Photoshop CS5 estão entre o conteúdo abordado pelo curso. Para participar, o aluno deve realizar cadastro no site, efetuar a matrícula e, ao completar o curso, participar de uma avaliação. Se sua média for igual ou superior a 70% de aproveitamento, poderá requerer certificado virtual de participação. O curso com carga horária de 20 horas é gratuito, mas há também opções pagas com 80 horas e 100 horas de duração, que oferecem, além do conteúdo extra, acompanhamento pedagógico e certificado entregue em casa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.