Connect with us

O que você está procurando?

Para conseguir brecar a ação do tempo, a ciência médica apresenta a modulação hormonal. Entenda como funciona esse método e regule seus hormônios
- Foto: Shutterstock.com

Use os hormônios à seu favor e em qualquer idade!

Para conseguir brecar a ação do tempo, a ciência médica apresenta a modulação hormonal. Entenda como funciona esse método e regule seus hormônios

Antes de conhecer os benefícios da modulação hormonal, é preciso ficar claro o papel dos hormônios no organismo. Hormônios são substâncias químicas que agem nas reações metabólicas do corpo. Cada hormônio tem uma função específica: tem hormô- nio para regular o sono, atuar nas funções mentais, agir no estado de humor, manter a saúde cardiovascular em dia, controlar o sistema imunológico, comandar as fun- ções ginecológicas das mulheres, transformar a gordura em energia… Por isso, quando ocorre uma queda na produção de alguns desses hormônios, a saúde fica em desequilíbrio, abrindo as portas para o envelhecimento precoce. Esse envelhecimento é percebido quando acontece a diminuição do tônus da pele e o aumento da gordura corporal, principalmente.

Equilibrar os hormônios para resolver

De acordo com Rodolfo Strufaldi, professor na faculdade de medicina do ABC, de São Paulo (SP), através de exames clínicos é possível avaliar as deficiências hormonais de cada paciente e agir contra elas. Essas carências, na verdade, são caracterizadas pela queda da produção hormonal, que pode acontecer por diferentes motivos (e em diferentes faixas etárias). Entre os mais comuns destacam-se sedentarismo, má alimentação, estresse, menopausa e predisposição genética. Com o avanço das pesquisas na área, já se sabe que uma mulher não precisa esperar a menopausa chegar para controlar a taxa dos hormônios, pois a partir dos 30 anos a queda na produção hormonal emite os seus primeiros sinais. Isso quer dizer que os hormônios não brecam a sua produção porque a pessoa envelhece, mas sim a pessoa envelhece porque suas taxas hormonais caem. O papel da medicina anti-aging é justamente contribuir para o reequilíbrio dos hormônios, fazendo com que o organismo funcione como antigamente, retardando (e até adiando) a “velhice”. Portanto, quanto mais cedo você procurar alternativas para repor a ação de seus hormônios, mais feliz ficará com o resultado final!

Quem procurar

O primeiro passo para começar o tratamento é marcar uma consulta com um endocrinologista, pois é o profissional mais indicado para a realização dos exames. Depois de uma avaliação clínica, momento em que a paciente contará todo o seu histórico de vida e de saúde, o médico pedirá exames de sangue ou de saliva, dependendo da necessidade de cada pessoa. Com os dados em mãos, o especialista dá início à terapia. Seus efeitos, em geral, podem ser sentidos em pouco tempo. Mas não estranhe caso demore meses para você perceber os benefícios da modulação hormonal, pois, assim como qualquer procedimento, ela atua de maneira distinta entre as pacientes. Apesar de eficiente, o tratamento ainda não é barato, especialmente se for necessário fazer uso dos hormônios bioidênticos para equilibrar a taxa metabólica. Por isso, vale a frase: é melhor prevenir do que remediar!

Mulher, negra, feliz, hormônios

Foto: iStock.com/Getty Images

Não resolve sozinha

Como já foi dito, através de exames clínicos, descobre-se o perfil hormonal da paciente, detectando suas necessidades específicas. A partir disso, o médico poderá dar início a um tratamento de equilíbrio metabólico para que a pessoa consiga atingir o nível hormonal desejado. Esse método é conhecido como modulação hormonal, que busca aumentar a produção dos hormônios, deixando-a equivalente ao tempo da juventude. Diferente da reposição que conhecíamos no passado, a terapia de modulação hormonal trabalha com a paciente de maneira individual, por meio dos hormônios bioidênticos, que são exatamente iguais àqueles que as nossas glândulas produzem naturalmente. Antes, o equilíbrio metabólico era feito através de hormônios similares, extraídos de plantas e animais que, hoje, comprovadamente podem fazer mal para a saúde. A medicina que atua contra a idade também trabalha em outras frentes para garantir o bem-estar absoluto da mulher. Por isso, além da terapia de modulação hormonal, é necessário mudar alguns hábitos diários, fugir de fatores como estresse e sedentarismo e investir em qualidade de vida. Outro fator que garante a eficácia da modulação hormonal é a alimentação saudável, uma vez que frituras, açúcares, massas em excesso e bebidas alcoólicas prejudicam a produção de diversos hormônios, principalmente o da tireoide.

Consultoria: Rodolfo Strufaldi, professor na faculdade de medicina do ABC, de São Paulo (SP); Antônio Carlos Minuzzi, endocrinologista e coordenador do curso de Longevidade Integrada da Clínica AmaDerm, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Evitar alguns hábitos alimentares pode ser essencial se sua intenção é perder quilinhos! Saiba quais atitudes evitar para potencializar emagrecimento

Moda & Beleza

Preze pelo conforto no seu visual para os dias de festival! Confira 20 ideias de looks para o Rock in Rio e arrase com estilo!

Entretenimento

Nos momentos de dificuldade buscamos alguma ajuda para continuar perseverando. Se está com dificuldades, confira nossas frases para superar os problemas

Estilo de vida

Você já deve saber que os exercícios são importantes para a manutenção da saúde, não é? Mas sabia que eles também podem afastar as dores crônicas? Confira!

Receitas

Esta brigadeiro caseiro de paçoca é uma opção muito versátil: você pode fazer como sobremesa, como quitute para uma festinha ou para vender!

Receitas

Dê uma olhada nesse delicioso pãozinho de brigadeiro! O recheio cremoso escorre quando você abre a massa! É de dar água na boca!

Estilo de vida

Aprenda a preparar opções de saladas para controlar a glicemia e conquiste mais bem-estar regulando as taxas de açúcar no sangue

Entretenimento

O apresentador Silvio Santos estava de férias com sua família em Miami e decidiu sair do país rapidamente para evitar o furacão Irma