Connect with us

O que você está procurando?

Saber como desenvolver a empatia pode trazer muitas vantagens, principalmente quando precisamos desabafar. Aprenda mais sobre essa capacidade!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Afinal, o que é a empatia e quais são seus benefícios?

Saber como desenvolver a empatia pode trazer muitas vantagens, principalmente quando precisamos desabafar. Aprenda mais sobre essa capacidade!

Em resumo, é a ação de se colocar no lugar de um outro indivíduo ou, como indica a psicóloga e psicanalista Cleunice Menezes, a capacidade psicológica de buscar a compreensão de adversidades alheias. “É a prática de se voltar para as situações vividas por outra pessoa de acordo com o olhar dela e, ao mesmo tempo, estar neutro, isento de seus próprios julgamentos. Para que alguém seja empático, terá de exercitar sua imparcialidade”, continua a profissional. A empatia deve transparecer mesmo, e principalmente, se o problema do próximo não aparentar ser uma dificuldade para você. Quando uma pessoa divide uma adversidade com você, quer dizer que ela sente uma confiança forte o suficiente para contar algo que está deixando-a desconfortável. Assim, o mínimo que se pode fazer é confirmar essa segurança, estando a todo ouvidos. Entretanto, “isso não quer dizer que aceitamos ou concordamos com a opinião das demais pessoas, mas que estamos dispostos a ouvi-las sob a sua ótica”, conclui Cleunice.

Ser mais empático traz inúmeros benefícios, principalmente quando se trata do desenvolvimento profissional. Isso porque, de acordo com a professora de psicologia Berta Sheila, “melhora o relacionamento entre equipes, aumenta a capacidade de tolerância e respeito à dificuldade alheia. Além de trazer um sentimento de igualdade, na medida que a pessoa percebe que também precisa da compreensão do colega com as próprias necessidades”. Desse modo, quanto maior for a empatia com os companheiros, maiores serão os benefícios para a empresa, gerando cada vez mais produtividade, efetividade e harmonia no ambiente de trabalho. Sem contar no desenvolvimento das relações interpessoais na vida social em geral.

A ciência explica

Foto ilustrativa de um médico segurando o holograma de um cérebro

Foto: Shutterstock

Assim como outras competências mentais são desvendadas por pesquisas e estudos no campo da neurociência, como memória, concentração e raciocínio, a empatia também tem respostas vistas por esse lado. A neurocirurgiã Raquel Zorzi cita que, em um estudo publicado na revista científica Journal of Neuroscience em outubro de 2013 pelo pesquisador Max Planck, identificou-se que o egocentrismo é uma característica natural do ser humano. Mas, em contrapartida, também foi descoberto que há uma área cerebral, chamada de giro supramarginal, que corrige esse excesso de egoísmo, reconhecendo a falta de empatia.

“Quando essa região do cérebro não funciona adequadamente, os pesquisadores descobriram que sua capacidade de empatia é drasticamente reduzida. Essa região nos ajuda a distinguir o nosso próprio estado emocional do de outras pessoas, sendo responsável pela empatia e compaixão”, explica a neurocirurgiã.

Texto: Giovane Rocha Consultoria: Berta Sheila, professora de psicologia; Cleunice Menezes, psicóloga e psicanalista; Raquel Zorzi, neurocirurgiã

VEJA TAMBÉM

Advertisement

Receitas

Conhecido como semente da araucária, o pinhão é um alimento muito consumido, e faz sucesso auxiliando no emagrecimento e no antienvelhecimento

Moda & Beleza

Vai preparar os fios para uma ocasião especial? Tome alguns cuidados antes do penteado ser feito, assim, ele vai durar mais e ficar ainda mais bonito

Moda & Beleza

Escolha o tipo de curtinho que mais combina com a sua personalidade e arrase com técnicas que oferecem leveza e forma ao cabelo

Receitas

Aprenda esta receita e confira o vídeo completo do sour cream fácil de fazer, que é um delicioso acompanhamento para tortillas e outros petiscos!

Estilo de vida

Uma alimentação saudável precisa que vegetais e verduras no cardápio. Se eles forem alimentos orgânicos, melhor ainda! Confira o porquê

Receitas

Se a grana está curta, não significa que você não pode curtir com os amigos! Aprenda a fazer em casa os 10 drinques de bar mais famosos e surpreenda!

Estilo de vida

A dilatação da aorta é uma doença que não apresenta sintomas na maioria dos casos, por isso é conhecida como doença silenciosa, sendo quase sempre fatal.

Estilo de vida

Problemas na hora de ir ao banheiro? Saiba como evitar os problemas causados pela constipação com esses alimentos contra intestino preso