Connect with us

O que você está procurando?

Você é a favor de dar celular para crianças? Então saiba quais como protegê-las dos perigos que o mundo virtual pode oferecer!
- Fique atenta ao que os pequenos fazem com a tecnologia! | Foto: Shutterstock

Celular para crianças: os cuidados que você deve ter ao dar um aparelho aos pequenos

Você é a favor de dar celular para crianças? Então saiba quais como protegê-las dos perigos que o mundo virtual pode oferecer!

A internet é uma ótima aliada para crianças e jovens, abrindo portas para o conhecimento, entretenimento e até socialização. Mas ela pode ser uma ferramenta perigosa aos filhos quando utilizada sem certas precauções. Bruno Prado, especialista em segurança na internet, indica os perigos do mundo virtual e os cuidados que devem ser tomados ao entregar um celular para crianças.

Cyberbullying

O bullying, violência em forma de “brincadeira” na escolas, é um problema antigo pelo qual muitos jovens passam e que podem gerar diversas consequências no desenvolvimento da personalidade do indivíduo. “Na era moderna, o bullying ganhou uma nova roupagem e transcendeu o horário das aulas. As humilhações chegaram às redes sociais, causando um sofrimento interminável à vítima”, salienta Prado.

Como evitar: Nesses casos, os pais devem ficar atentos a possíveis mudanças de comportamento dos filhos e estabelecer um diálogo para o acompanhamento psicológico.

Superexposição

Todo mundo compartilha suas experiências nas redes sociais, indica os locais que costumam frequentar e posta fotos em momentos de lazer e até de intimidade. Ao dar um celular para crianças, fique alerta: “Essas informações são vestígios que ajudam qualquer desconhecido a identificar facilmente onde o jovem estuda e passeia, sua classe social e quem são seus parentes. Assim, fica muito mais fácil de se tornar um alvo de crimes”, salienta o especialista.

Como evitar: configure as permissões dos aplicativos para definir quem pode visualizar as postagens. Uma conversa também é válida para apresentar os riscos da superexposição e orientar o que pode ou não ser compartilhado.

Conteúdos impróprios

“Conversas e grupos em aplicativos de mensagens instantâneas são um meio eficiente para conversas com familiares e amigos, compartilhamento de imagens e vídeos de piadas, por exemplo. Ao mesmo tempo, alguns conteúdos podem ser ofensivos e/ou impróprios para as crianças”, ressalta Prado.

Como evitar: autorize a utilização desses aplicativos somente após uma idade mais avançada.

Criminosos virtuais

As redes sociais são ótimas para conhecer pessoas com as mesmas afinidades e fazer novos amigos, mas também há o risco de encontrar gente mal intencionada. “Esses criminosos procuram se aproximar das vítimas até ganhar a confiança para organizar um encontro no mundo real, o que é uma armadilha para diversos golpes. Muitas vezes, as crianças dão abertura aos estranhos em busca de uma atenção que não recebem em casa”, comenta o especialista.

Como evitar: a proximidade e o diálogo com os filhos são fundamentais para prevenir sobre os riscos e saber com quem eles estão conversando.

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Advertisement

Geral

Uma boa dúvida é: Um cachorro que vive sozinho no quintal, e não tem permissão para entrar em casa, pode ficar carente? Descubra a resposta!

Geral

Andyara de Santis trabalhou 11 anos mercado financeiro e lançou o livro Lições de Valor - Educação financeira escolar, da Editora Moderna, voltado para adolescentes de 11 a 14 anos. Conversamos com ela para pegar algumas dicas: Confira!

Estilo de vida

Para algumas famílias, levar a criança à escola é um grande desafio, pois ela chora e não quer deixar os pais. Essa situação é difícil de ser contornada tanto pelos pais como pelos professores. Se o seu filho não quer ir à escola, saiba como agir e acalmar o pequeno!

Estilo de vida

O tempo seco não causa problemas apenas para a saúde dos seres humanos. Os bichinhos também sofrem! Eles dependem da atenção de seus donos para uma vida saudável e feliz. Por isso, saiba como evitar as consequências do tempo seco para animais!

Estilo de vida

Ás vezes, só fechar a boca não é o suficiente para conquistar a cinturinha desejada. E quanto menos você se preocupa com os nutrientes ingeridos, mais difícil fica enxugar as medidas da região. Conheça os alimentos para definir barriga!

Estilo de vida

Você conhece o freekeh? Ele nada mais é do que o trigo verde, colhido antes de amadurecer. Rico em fibras e proteínas, ele promete turbinar o emagrecimento

Estilo de vida

Os seus hábitos diários pode estar diretamente ligados a fome fora de hora. Conheça mudanças essenciais para garantir saciedade e um estilo de vida mais saudável

Estilo de vida

Confira truques para você saber quais são os heróis e aprender a se livrar dos vilões da dieta seca-barriga e manter o foco na dieta