Quem nunca sentiu saudade? Ouça 7 músicas que falam sobre esse sentimento

Famosa por não ter tradução em outras línguas, a saudade é um dos sentimentos mais comentados nas músicas nacionais. Veja 7 canções sobre esse sentimento

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/04/2017 às 15:12
Atualizado às 17:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Conhecida por não ter tradução em nenhuma outra língua, a palavra saudade surgiu do latim solitarius e significa sentir falta de algo ou alguém. O sentimento em questão está na lista dos temas mais usados em poemas e músicas no mundo todo, afinal, quem nunca sentiu um aperto no peito quando se lembrou de alguém especial que não está mais presente ou de algum momento marcante? Por isso,  escolhemos 7 músicas que representam muito bem a saudade. Confira:

1. No rancho fundo

Gravada em 1989, ” No rancho fundo” é uma das mais belas músicas que representam o sertanejo brasileiro. Gravado por Ary Barroso e Lamartine Babo, a canção foi regravada por inúmeros artistas, como Chitãozinho e Xororó, por exemplo. O ritmo, que traz um sentimento de nostalgia, é complementado pela letra, que fala sobre a tristeza e a saudade de um rapaz que canta suas amarguras em um sítio distante.

2. Saudade de Itapoã

Composta por Dorival Caymmi em 1996, a música  “Saudade de Itapoã” prova que esse sentimento também é válido para lugares e momentos. O autor descreve a falta que sente das paisagens, dos lugares visitados e até das pessoas da cidade em questão.

3. Meus tempos de criança

Não existe alguém que possa dizer que não sente falta da infância, das brincadeiras e dos momentos que não voltam nunca mais. Com um ar de saudosismo e tristeza, o cantor Ataulfo Alves deu vida a uma das mais belas canções que tratam da saudade. O compositor fala da falta que sente da cidade em que nasceu, da professora que lhe ensinou a escrever e também do seu primeiro amor.

4.  Gostava tanto de você

Lançada em 1998 por Tim Maia, a música “Gostava tanto de você” fez parte de muitas trilhas sonoras das novelas brasileiras. Apesar de não citar muitas vezes a palavra “saudade”, a canção relata os sentimentos desencadeados por ela, como por exemplo a tristeza e a solidão.

5. Que nem jiló

Composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a música “Que nem jiló” trata das vantagens e desvantagens que a saudade traz para as pessoas, como percebe-se no seguinte trecho: “se a gente lembra só por lembrar o amor que a gente um dia perdeu, saudade inté que assim é bom…”. A música, regravada por Dominguinhos e Gilberto Gil,  reafirma ao longo dos versos a amargura e a tristeza causada pela falta de alguém especial.

6. Se tudo fosse fácil

A música Se tudo fosse fácil foi lançada por Michel Teló em parceria com Paula Fernandes em 2013. A letra faz menção à saudade causada pela  impossibilidade de manter um relacionamento amoroso.

7. Ai que saudade d’ocê

Lançada em 1982 por Vital Farias, a canção em questão é um dos hinos dos casais apaixonados.  A música, que foi tema da novela global Império, foi regravada  por vários cantores renomados, como por exemplo Zeca Baleiro, Elba Ramalho e Fagner. A letra fala da saudade de um amor causada pela distância e pelo trabalho: “Quando eu ia viajar você caía no choro. Eu chorando pela estrada, mas o que que eu posso fazer? Trabalhar é minha sina, eu gosto mesmo é d’ocê”.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.